Notícias

Médias nacionais são divulgadas pela ONG Todos Pela Educação

  • 15/03/2013


Com a divulgação das médias nacionais de aprendizado apresentadas na semana passada pela ONG Todos pela Educação, com base nos resultados da Prova Brasil 2011 que é aplicada a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC), fica claro o quanto ainda é preciso avançar para que o ensino brasileiro atinja a excelência.

Na região Nordeste, segundo o documento do Movimento Todos pela Educação os estudantes do ensino médio obtiveram um desempenho que chegou a 20,2% em Língua Portuguesa entre escolas públicas e privadas. No que se refere à Matemática esse percentual cai e chega a apenas 6,5% de aprendizado adequado para esta etapa.

No Piauí, a realidade não é diferente dos demais Estados. 18,8% dos estudantes piauienses apresentam aproveitamento adequado em Língua Portuguesa e 8,5% em Matemática, ambas no Ensino Médio. Mas municípios como Cocal dos Alves, Tanque do Piauí e Vila Nova do Piauí se destacaram nos índices de desempenho de alunos do 5º ano, alcançando médias acima de 50% em Língua Portuguesa e Matemática.



Na aprendizagem adequada de matemática do 9º ano, o destaque, mais uma vez, foi para o município de Cocal dos Alves, com um aproveitamento de quase 90%, bem acima da meta estabelecida para o ano.

Em geral, o que se observa é que o desempenho adequado nestas disciplinas tem aumentado gradualmente a cada edição da Prova Brasil. Curralinhos, por exemplo, saiu de um aproveitamento de 4% em Língua Portuguesa do 9º ano em 2009 para um percentual de quase 43% em 2011, cerca de dez vezes maior.

Para isso, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), tem investido em algumas ações que objetivam melhorias nos índices de aprendizado e desempenho dos alunos nas duas disciplinas avaliadas.



Programas como Palavra de Criança, implementado em 2012 em 150 municípios do Estado e sua complementaridade em 2013, com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, nos 224 municípios piauienses, buscam superar os déficits de alfabetização, letramento e o domínio das quatro operações aritméticas dos alunos inseridos no ciclo da infância que abrange do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental.

Outra ação de impacto mais direto no Ensino Médio é o
Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (Pde), como estratégia do Governo Federal para a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

Marcoelis Pessoa, gerente do Ensino Médio da Seduc, explica que "o ProEMI tem como objetivo apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também às expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea".



Com a intenção de promover ainda mais a qualidade do Ensino Médio no Piauí, com foco na Educação mediada através da mais avançada tecnologia, a Seduc oferta, ainda, o Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber.

O objetivo principal do programa é assegurar o acesso e a conclusão do Ensino Médio presencial com mediação tecnológica, para jovens e adultos em localidades do interior do Estado de difícil acesso e para os alunos nos municípios que participam do programa.

Outra ação que incide na busca da melhoria dos resultados dos alunos nas avaliações da aprendizagem da escola e de larga escala é a implementação do Plano de Intervenção Pedagógica. "O Plano tem o objetivo de trabalhar as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática através de aulas de reforço no contraturno escolar para que os alunos do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º série do Ensino Médio ampliem as habilidades nestas disciplinas", diz Joara Ribeiro, superintendente de Ensino.



Com isso, e tendo como foco principal a melhoria da educação pública no Piauí, o Governo do Estado e a Seduc sensibilizados com tais resultados, almejam através dessas ações efetivar intervenções pedagógicas de forma a melhorar os indicadores de qualidade do Ideb e do processo ensino aprendizagem específico das escolas para, consequentemente, aumentar os índices de aprovação dos alunos matriculados nas escolas do sistema público de ensino do Piauí.


 


Outras Notícias

Notícias
29/01/2026

Estudantes da Rede Estadual do Piauí conquistam vagas em universidades de todo o Brasil pelo SiSU 2026

Notícias
29/01/2026

Dos quatro cantos do Piauí, estudantes da Rede Estadual conquistam vagas em Medicina pelo SiSU 2026

Notícias
29/01/2026

Rede Estadual do Piauí transforma realidades e leva filhos de trabalhadores rurais à universidade

Notícias
28/01/2026

Seduc abre seleção interna para Bolsa Mais Professores com 223 vagas para docentes da Rede Estadual

Notícias
29/01/2026

Aprovado em Medicina, estudante de Cocal dos Alves coleciona medalhas em olimpíadas do conhecimento

Notícias
28/01/2026

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consultar