O estudante Hélio Henrique da Silva Gomes, 18 anos, viu seu esforço ser coroado com a aprovação no curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) em Parnaíba, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026, divulgado nesta quinta-feira (29).
Hélio construiu uma trajetória marcada pelo envolvimento com as olimpíadas do conhecimento, que se tornaram parte central de sua formação no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, no município de Cocal dos Alves.
Filho de uma professora e de um trabalhador autônomo que atua lavando carros, a escolha pela Medicina veio por afinidade e desejo por um grande desafio. “Eu e minha família estamos muito felizes. Essa aprovação é resultado de tudo o que vivi a partir das oportunidades da escola com as olimpíadas, o intercâmbio e o apoio dos meus pais”, afirmou.
Apaixonado por música, ele toca teclado, violão e na sua playlist não falta forró, brega e canto sacro. Porém, o que mais chama atenção é o que ele fazia nas horas vagas. “Bem, além de atividades de lazer, eu gostava bastante de estudar para a Olimpíada de Matemática, a OBMEP”, revela.
E desse hobby, Hélio acumulou medalhas de ouro nacionais na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e duas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), além de conquistas em competições como Canguru de Matemática e o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²).
O talento com os números lhe rendeu, em 2025, uma das vagas no intercâmbio educacional “Do Piauí para o Mundo”, destinado aos melhores alunos da Rede Estadual. “O intercâmbio para os EUA foi uma experiência única. Conviver com outra metodologia de ensino, ampliar meu repertório cultural e ter contato com novas formas de aprender me ajudou a ter mais segurança nos estudos, especialmente no período de preparação para o Enem”, afirmou Hélio.
A comunidade escolar celebrou a aprovação do estudante. “Temos docentes que se dedicam muito em sala de aula, que acompanham de perto os estudantes, propõem desafios e acreditam no potencial de cada um. A aprovação do Hélio e de tantos outros também é fruto do empenho diário dos professores da escola”, destacou Darkson Vieira, diretor do CETI Augustinho Brandão.
Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a aprovação de Hélio Henrique em Medicina reforça os resultados do investimento contínuo da Rede Estadual na educação integral e no estímulo ao protagonismo estudantil. “Nas Escolas Seduc o ensino em tempo integral, incentivo às olimpíadas do conhecimento e acompanhamento pedagógico qualificado está transformando realidades. Histórias, como a do Hélio, mostram que a escola pública do Piauí está formando estudantes capazes de disputar vagas nos cursos mais concorridos do país”, destacou o gestor.