A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
O Senado Federal está com inscrições abertas para o programa Jovem Senador 2015. O objetivo é aproximar jovens estudantes do parlamento, proporcionando-lhes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.
Pelo Jovem Senador, programa criado em 2008, os estudantes de ensino médio têm a oportunidade de simular a atuação dos Senadores da República a vivenciar em Brasília, por quatro dias, o processo de discussão e elaboração das leis do país.
A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Em 2014, a estudante Leiliane Gomes da Silva, da Unidade Escolar Lima Rebelo, em Parnaíba, foi selecionada para ser uma Jovem Senadora. Leiliane representou o Piauí na 7ª edição do Programa no Senado Federal. Em seu mandato como jovem senadora, a estudante defendeu o aumento dos investimentos em infraestrutura nas escolas públicas.
Para participar da Edição 2015, os estudantes devem escrever uma redação com o tema "Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais". Os 27 autores das melhores redações - um por unidade da Federação - serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.
As redações serão trabalhadas nas escolas com os professores orientadores e, até o dia 21 de agosto, serão enviadas para uma comissão de especialistas da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) que vai escolher as três melhores redações. Até o dia 30 de setembro, as três melhores redações devem ser encaminhadas para a Comissão de Concurso do Senado.
Quem pode participar?
Podem participar alunos regularmente matriculados em escolas públicas estaduais do ensino médio, nas modalidades regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos. Ter, no máximo, 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2015, data-limite para o envio das redações ao Senado Federal.
Está vedada a participação de estudante que já tenha vencido o Concurso de Redação ou tenha sido jovem senador, em edições anteriores.
Gêmeos com TEA celebram aprovação no SISU 2026 e simbolizam avanços da educação pública no Piauí
Notícias
03/02/2026
Mais de 5 mil Estudantes Seduc são aprovados no Sisu 2026
Notícias
03/02/2026
Egresso da Rede Estadual de Guaribas conquista bolsa integral para o curso de Medicina no Paraguai
Notícias
30/01/2026
Sisu 2026: Disciplinas inovadoras impulsionaram aprovações na área de Tecnologia
Notícias
30/01/2026
Inspirados por professores, Estudantes da rede estadual aprovados em Licenciaturas querem voltar à sala de aula e mudar histórias
Notícias
30/01/2026
Último dia: matrículas da Rede Estadual encerram nesta sexta-feira (30)
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies.