Estudantes da 3ª série do Ensino Médio que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encontram no Piauí Saúde Digital um apoio para lidar com a ansiedade e o estresse dessa etapa escolar. Por meio do programa, eles podem receber atendimento psicológico sem precisar sair da escola ou perder aulas para se deslocar até um serviço de saúde.
Atendimento psicológico pelo Piauí Saúde Digital auxilia estudantes na rotina escolar. Foto: Letícia Santos
No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Solange Viana, em Teresina, estudantes relatam que as consultas têm ajudado no controle das emoções e na preparação para o exame. O atendimento é realizado por telemedicina, com agendamento mediado por profissionais da própria escola.
O estudante Franklin Santos, da 3ª série, procurou acompanhamento psicológico diante da pressão do período que antecede o Enem. Segundo ele, as consultas têm ajudado a controlar a ansiedade e melhorar a concentração. “Me ajudou com técnicas para controlar a pressão do Enem e da vida, além da ansiedade e das dificuldades de concentração. Sinto que estou melhorando”, relata Franklin.
Luma Daniele, estudante da 3ª série do Ensino Médio, integrado ao curso técnico em Marketing Digital, também recorreu ao serviço para melhorar o controle emocional e lidar com a ansiedade relacionada ao Enem. “Aprendi a controlar a respiração e a lidar melhor com a ansiedade. Como o atendimento acontece na escola, consigo continuar assistindo às aulas”, relata.
Estudante recebe atendimento psicológico pelo Piauí Saúde Digital. Foto: Letícia Santos
A gestora Ariadna Gonçalves explica que o serviço atende estudantes e outros integrantes da comunidade escolar. Na unidade, a procura por atendimento psicológico inclui alunos que estão concluindo o Ensino Médio, especialmente diante das exigências do Enem e da rotina de aulas e revisões. “Os estudantes conseguem receber atendimento sem precisar sair da escola. No caso dos menores de idade, entramos em contato com os responsáveis para que eles compareçam no horário da consulta, sem a necessidade de faltar às atividades escolares”, explica a diretora.
O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destaca a importância do cuidado com a saúde emocional dos estudantes durante a preparação para o Enem. “O atendimento psicológico nas escolas é importante para que os estudantes tenham apoio diante dos desafios dessa etapa da vida escolar. No período de preparação para o Enem, esse cuidado pode ajudar os jovens a lidar com a ansiedade e a manter a rotina de estudos, sem precisar sair da escola para buscar atendimento”, afirma o secretário.
Nas escolas da rede estadual, o Piauí Saúde Digital é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Até outubro de 2026, o programa já contabiliza mais de 17 mil atendimentos, em diversas especialidades, e está habilitado nos 496 Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) distribuídos pelos 224 municípios piauienses.