Ícone buscar

Notícias

Programa Bloomer 2027 oferece bolsas de até R$ 5 mil e oportunidades gratuitas para meninas na área de STEM

  • Ascom Seduc
  • 28/10/2026

Meninas que sonham em construir uma carreira nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) têm uma nova oportunidade de desenvolver seus talentos. Estão abertas, até o dia 1º de novembro, as inscrições para o Programa Bloomer 2027, iniciativa que oferece uma jornada gratuita de formação, mentoria e desenvolvimento para estudantes durante o Ensino Médio.

O programa é destinado a meninas que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas ou instituições privadas na condição de bolsistas. A iniciativa busca incentivar a participação feminina nas áreas científicas e tecnológicas, ampliando o acesso a oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e acadêmico.

As estudantes selecionadas terão acesso a uma série de benefícios, incluindo bolsa de até R$ 5 mil, acompanhamento de mentoras de referência, visitas a laboratórios e centros de pesquisa, além da participação em uma comunidade formada por meninas que compartilham o interesse pela ciência.

Outro diferencial do programa é a elaboração de um plano de desenvolvimento individual, que permitirá às participantes explorar suas habilidades, identificar interesses profissionais e construir caminhos para o futuro acadêmico.

A iniciativa representa uma oportunidade para que estudantes da rede pública estadual do Piauí ampliem seus conhecimentos, descubram novas possibilidades de atuação profissional e fortaleçam o protagonismo feminino em áreas estratégicas para a inovação e o desenvolvimento científico.

Como participar

O processo seletivo será realizado em três etapas: prova on-line, dinâmica em grupo, prevista para novembro de 2026, e entrevista individual, programada para janeiro de 2027. As estudantes selecionadas participarão de uma jornada de desenvolvimento com duração de três anos, ao longo do Ensino Médio, com acompanhamento e oportunidades voltadas à formação acadêmica e profissional.

 As interessadas podem se inscrever gratuitamente até 1º de novembro, por meio do site oficial do Instituto Blooma: https://www.institutoblooma.org.br/. 

Outras Notícias

Notícias
28/10/2026

Professora da rede estadual apresenta, no México, pesquisa com estudantes sobre acessibilidade em espaços históricos de Oeiras

Notícias
28/10/2026

Piauí Saúde Digital oferece atendimento psicológico a estudantes da rede estadual durante preparação para o Enem

Notícias
28/10/2026

Estudantes Seduc realizam segunda fase do Concurso do Instituto Militar de Engenharia

Notícias
27/10/2026

Passe Livre 2026: gratuidade no transporte deve beneficiar 25 mil estudantes nos dias de aplicação do Enem em todo o Piauí

Notícias
27/10/2026

Enem 2026: participantes já podem conferir os locais de prova

Notícias
27/10/2026

Estudante do CETI Moaci Madeira Campos é convocado para a Seleção Brasileira Sub-18 de Atletismo