O talento, a dedicação e as oportunidades oferecidas pela Rede Estadual de Ensino do Piauí seguem se traduzindo em resultados concretos. Estudantes egressos de escolas da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) conquistaram primeiras colocações em cursos altamente concorridos de instituições públicas de ensino superior, como a Universidade Estadual do Piauí, a Universidade Federal do Piauí e o Instituto Federal do Piauí. As aprovações reafirmam o protagonismo do Piauí como referência nacional no Ensino Médio em Tempo Integral.
Os resultados refletem uma política educacional que integra ensino em tempo integral, acompanhamento pedagógico sistemático, projetos estruturantes, incentivo à permanência escolar e valorização do estudante, além de iniciativas importantes como o Laboratório de Redação, as ações do Pré-Enem Seduc, os simulados, os projetos de reforço e os programas de apoio financeiro e tecnológico têm impactado diretamente o desempenho acadêmico dos alunos.
Para a estudante Ana Cecília Santos, estudante do CETI Inês de Maria Sousa Rocha, em Batalha, aprovada em primeiro lugar no curso de Química da UESPI, a escola foi determinante para a superação de desafios, inclusive os enfrentados por morar na zona rural. “Mesmo com todas as dificuldades, tive professores e uma equipe escolar que acreditaram em mim. A educação transformou a minha vida e me fez chegar onde estou hoje”, afirmou. Ela é a primeira da família a ingressar em uma universidade pública.
Ana
Cecília , aprovada em primeiro lugar no curso de Química da UESPI.
João Daniel , aprovado em
primeiro lugar no curso de Pedagogia da UFPI.
Caio José Silva, aprovado em
primeiro lugar no curso de Administração da UESPI.
O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, ressaltou que os resultados confirmam a efetividade das políticas educacionais adotadas. “As aprovações em primeiro lugar demonstram que estamos no caminho certo. O Ensino Médio de Tempo Integral do Piauí se consolida como referência nacional ao oferecer estrutura, acompanhamento pedagógico e oportunidades reais de transformação social”, destacou.
As trajetórias desses estudantes traduzem o impacto da educação pública de qualidade na construção de projetos de vida e no fortalecimento da cidadania. Com investimentos contínuos, inovação pedagógica e foco no estudante, a Seduc segue ampliando oportunidades e abrindo caminhos para um futuro de mais desenvolvimento, inclusão e orgulho para o Piauí.