Ícone buscar

Notícias

Bolshoi realiza seleção para bolsas de estudos

  • 07/05/2013

A seleção para o Balé Bolshoi, realizada nesta terça-feira, 07, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação Antonino Freire, atraiu mais 300 crianças entre meninos e meninas estudantes da rede pública de ensino de Teresina. A seleção funciona através de uma parceria através de um convênio firmado a Secretaria Estadual de Educação  (Seduc), a Secretaria Municipal de Educação e a Escola do Teatro Bolshoi.

De acordo com a professora Amparo Veloso, da Seduc, o objetivo maior dessa seleção para os alunos da rede estadual nessa faixa etária é a oportunidade que eles têm de ganhar uma bolsa de estudos para estudar na melhor de dança do mundo que é a Escola do Teatro Bolshoi que fica na Rússia e que tem uma única filial que é em Joinvile, Santa Catarina.

"Não precisa saber dançar só é preciso que tenha as habilidades físicas tipo: flexibilidade, ritmo, coordenação. Os requisitos necessários para seleção são estar na faixa etária e ter  as habilidades físicas necessárias para a dança que são a flexibilidade, a coordenação, ritmo", explica a professora Amparo Veloso.

A partir da seleção de hoje os alunos pré-selecionados participam ainda de uma seleção final. "Daqui eles saem com o passaporte garantido. Estudar em uma escola dessa é  uma oportunidade única. Além de aprender tudo de dança eles ainda vão ter a parte de orientação musical, formação de platéia, vestuário, maquiagem, aprender tocar instrumentos", diz a professora Amparo Veloso.

Entre as crianças que participam da seleção está, Ana Carolina Sousa, 9 anos, estudante da 4ª série na Escola Petronio Portela. Ela sonha em ser bailarina no Balé Bolshoi e já foi pré-selecionada na primeira etapa. Ana e outros amigos vieram acompanhados da professora Elisabete Oliveira Costa da Unidade Escolar Petronio Portela. "Trouxe uma equipe de alunos que estão ansiosos para serem selecionados", destaca Elisabete.

 

Outras Notícias

Notícias
17/06/2026

Governador Rafael Fonteles e secretário Rodrigo Torres inauguram reconstrução e modernização de Escola de Tempo Integral em Morro do Chapéu

Notícias
17/06/2026

Do Nosso Jeito: Estudantes da rede estadual publicam livro sobre identidade e respeito

Notícias
16/06/2026

Seduc divulga convocação de mais de 680 profissionais para cadastro de reserva

Notícias
16/06/2026

Gincana Cultural SEDUC na BAND reúne 120 estudantes em competição que valoriza conhecimento, criatividade e protagonismo juvenil

Notícias
15/06/2026

Seduc ganha destaque na Premiação Aprender Valor durante o 3º Encontro de Educação Financeira, em São Paulo

Notícias
13/06/2026

Estudantes de escola indígena colaboram com o TRT- Piauí e lançam cartilha sobre direitos trabalhistas durante o Salipi