Ícone buscar

Notícias

Seduc e Sejus iniciam aulas presenciais do Programa Novos Caminhos - Prisional

  • 20/10/2021

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), iniciou nesta segunda feira (18) as aulas presenciais de todas as ofertas de Formação Inicial Continuada (FIC) do Programa Novos Caminhos/ Prisional.

A realização dos cursos faz parte de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Justiça, Secretaria de Estado da Educação e Secretária da Justiça do Piauí. 

Os cursos estão sendo ofertados nas Unidades Prisionais de Teresina, Parnaíba, Picos e Altos, para as áreas de Maquiador, Padeiro, Vendedor, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual.  

 

Os cursos possuem carga horária de até 200 h/a, e irão beneficiar cerca de 110 reeducandos que se encontram em regime privados de liberdade, semiaberto e egressos que cumprem penas alternativas.   


Durante a aula inaugural dos Cursos no Memorial Esperança Garcia, em Teresina, o coordenador Estratégico da Central Integrada de Alternativas Penais da Sejus, Jordache Silva, enfatizou que o mais importante para que o Programa de qualificação tenha êxito é a vontade dos reenducandos em querer se qualificar e mostrar interesse em fazer um bom trabalho após o curso e pensar num futuro promissor na reinserção na sociedade. 




 

A parte pedagógica dos cursos está sendo coordenada por Aparecida Franco, coordenadora do Programa Novos Caminhos /Prisional, que considera de suma importância essa qualificação para dar um suporte aos reeducandos, elevando a autoestima e maiores condições de obter mais oportunidades no mercado de trabalho. 

 

A Diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), Adriana Moura, considera a parceira Seduc e Sejus um excelente trabalho, que proporciona aos reeducandos a inclusão social e ampliando a educação e formação profissional. "Acredito que essa qualificação vai fazer a diferença no convício social, tanto na parte profissional como pessoal", afirmou Adriana.

Outras Notícias

Notícias
12/10/2026

Piauí avança na alfabetização e tem 20 municípios com 100% de crianças alfabetizadas

Notícias
09/10/2026

Estudantes Seduc apresentam curta-metragem Cinara em evento científico universitário

Notícias
10/10/2026

Mais de 100 estudantes são premiados na 4ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²)

Notícias
09/10/2026

Seduc premia vencedores do 4º Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí neste sábado (10)

Notícias
11/10/2026

Alfabetiza Piauí alcança 100 mil matrículas e amplia oportunidades para quem esperou uma vida para aprender

Notícias
08/10/2026

Jornada Especial da Matemática reúne estudantes em terceira fase do TME² com imersão em conhecimento