Ícone buscar

Notícias

Escola aproxima estudantes com festa junina à distância em Lagoa do Barro

  • 06/07/2021

A Unidade Escolar Professora Isabel Ribeiro de Jesus, localizada no município de Lagoa do Barro, distante 402 quilômetros de Teresina, realizou uma ação referente à segunda fase do Programa Juntos para Avançar. O programa objetiva reforçar, por meio das avaliações diagnósticas, os conteúdos nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática e demais componentes curriculares.

A escola organizou o seu "Arraiá Virtuá: Nóis de Cá, Ocês de Lá", com o foco em ampliar a interação entre professores e os estudantes por meio das atividades remotas e usos das redes sociais, como pontua a coordenadora Meiribelgi de Sousa Siqueira. 

"A ação teve como objetivo, além de resgatar estudantes não ativos na escola, também tornar as atividades escolares mais presentes e alegres para eles", disse.

A unidade de ensino possui cerca de 200 estudantes matriculados nas modalidades de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, nas etapas VI e VII.


O arraiá foi proposto pelos gestores e professores, buscando desafiar os estudantes a organizarem uma festa junina em suas casas como forma de motivá-los neste período de distanciamento social.

"Os estudantes entraram na brincadeira junina. Até mesmo alguns ausentes e mais tímidos entraram na grande roda da ação Nóis de cá , Ocês de lá! Como reconhecimento teve brindes e alguns pontinhos de bônus para os participantes. Na socialização via redes sociais, bombou a alegria e o entusiasmo dos participantes e ou colegas. Eles amaram", comemorou a Meiribeigi.

Nas dinâmicas, os estudantes deveriam realizar apresentações cumprindo as tarefas definidas como a produção de vídeos, desde cordéis, desfiles, ensaio fotográficos de rainhas caipiras, até casamento matuto e quadrilhas.


"Outro momento importante foi a integração familiar durante as atividades propostas. Os alunos buscaram ajuda e participação de seus familiares para compor seus arraiás. Após a  ação, percebeu-se mais entusiasmo do alunado nas atividades pedagógicas", finalizou a coordenadora.

Outras Notícias

Notícias
06/06/2026

Governo do Piauí entrega escola de Tempo Integral modernizada em Lagoa de São Francisco neste domingo (7)

Notícias
06/06/2026

Laboratório de Redação 2026: Mais de 1.200 estudantes iniciam preparação para alcançar nota mil no Enem

Notícias
06/06/2026

Seduc anuncia R$ 300 mil em cheques-livros para estudantes da rede estadual durante abertura do Salipi

Notícias
05/06/2026

Laboratório de Redação: estudantes da rede estadual iniciam preparação intensiva em busca da nota mil no Enem 2026

Notícias
05/06/2026

Seduc leva Inteligência Artificial ao Ensino Fundamental e amplia programa de Gestão da Aprendizagem nos municípios

Notícias
03/06/2026

Seduc divulga 110 equipes classificadas para a maratona final do programa Do Piauí Para o Mundo