Ícone buscar

Notícias

Parceria Seduc e IFPI amplia projetos de ensino da robótica

  • 27/04/2021

 

Com o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades e competências de programação em alunos da rede pública de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) assinaram, na manhã desta terça-feira (27), um Acordo de Cooperação Técnica em robótica. A parceria beneficiará 20 escolas do Piauí que têm projetos na área. 


 

O superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, recebeu os representantes do IFPI Sul e professores do projeto de robótica já desenvolvido pela Seduc para oficializar a parceria.

 

"Estamos fechando essa parceria com o IFPI Zona Sul e seu Curso de Informática para aulas de robótica com Arduínio nas escolas públicas da rede estadual que estão desenvolvendo projetos de robótica. Essa nova iniciativa contempla mais de 300 alunos em 20 escolas, ampliando nosso projeto", afirma o superintendente.

 

O acordo tem por objeto a realização do Projeto "Robótica Educacional 2.0: Uma abordagem voltada para as metodologias ativas", com o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades e competências de programação em alunos da rede pública de ensino.

 

O Coordenador do no IFPI, professor Dr. Stephenson Galvão, relata que o instituto irá contribuir com os kits de robótica para 20 escolas, onde já possuem professores participantes do Curso de Robótica do Centro de Formação Antonino Freire.

 

"A atuação conjunta do IFPI e da Seduc visa realizar estudos relacionados a robótica educacional, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, de forma que o IFPI proporcionará aos seus alunos de licenciatura experiências reais de ensino e a Seduc terá o apoio destes para desempenhar atividades iniciais de programação computacional", destaca o coordenador.

 

Segundo o professor formador em robótica, Ranildo Lopes, o projeto durará um ano e tem previsão de iniciar no segundo semestre de 2021.  

 

Outras Notícias

Notícias
24/03/2026

CETI João Henrique consolida Clube de Leitura como espaço de formação cultural e protagonismo estudantil

Notícias
24/03/2026

Piauí sedia simpósio internacional e reforça protagonismo nas políticas para a primeira infância

Notícias
24/03/2026

Piauí é destaque nacional por Selo Ouro em alfabetização, com 77% de crianças alfabetizadas na idade certa

Notícias
23/03/2026

Oportunidade Jovem abre 3.400 vagas para estudantes e egressos atuarem como monitores e com bolsa de R$ 350

Notícias
22/03/2026

Secretário Rodrigo Torres acompanha concurso da Seduc e destaca revolução na educação do Piauí

Notícias
21/03/2026

Seduc leva serviços, inclusão e oportunidades ao “Assembleia em Ação” em Teresina