Ícone buscar

Notícias

Enem: PI novamente fica acima da média nacional em presença

  • 25/01/2021

O Piauí conseguiu novamente ultrapassar a média nacional de presença no Enem e ficou entre os estados com as melhores taxas no segundo dia de provas do certame.  Dados do Ministério da Educação apontam que 48,7% dos inscritos compareceram ao exame, totalizando 64.969 participantes.


Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, 2020 foi um ano atípico para a Educação brasileira e os números refletem o momento vivido em todo o mundo. "Vários fatores contribuíram para gerar essa grande quantidade de faltosos em todo o Brasil. A pandemia trouxe muitas incertezas e o medo da contaminação foi outro fator que fez com que muitos não comparecessem aos locais de prova.", pontuou o secretário.


Ellen Gera ressalta ainda que, apesar do Inep ter garantido que todos os protocolos sanitários fossem cumpridos, muitos estudantes moram com pessoas do grupo de risco ou possuem alguma comorbidade. "Acredito que o medo da contaminação e o crescente aumento nos casos fez com que essas pessoas ficassem com medo de sair para fazer o Exame. De qualquer forma, a Seduc realizou um trabalho para dar condições de que esses alunos chegassem preparados para as provas, além da oferta do Passe Livre para o deslocamento, mas precisamos respeitar a decisão de quem não se sentiu à vontade para comparecer aos locais de prova", afirmou.


De acordo com o balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2.470.396 pessoas compareceram às provas (44,7%) deste domingo e 3.052.633 (55,3%) faltaram em todo o país.


 No segundo dia do exame, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) novamente esteve nos locais de aplicação do Enem realizando o Dia E. O secretário Ellen Gera participou do acolhimento aos alunos, com a entrega de kits de proteção contra a Covid-19,  com máscara e álcool em gel.


O próximo domingo (31) terá a aplicação do projeto piloto do Enem Digital, onde 96 mil estudantes farão as provas em todo o país.


Outras Notícias

Notícias
06/06/2026

Governo do Piauí entrega escola de Tempo Integral modernizada em Lagoa de São Francisco neste domingo (7)

Notícias
06/06/2026

Laboratório de Redação 2026: Mais de 1.200 estudantes iniciam preparação para alcançar nota mil no Enem

Notícias
06/06/2026

Seduc anuncia R$ 300 mil em cheques-livros para estudantes da rede estadual durante abertura do Salipi

Notícias
05/06/2026

Laboratório de Redação: estudantes da rede estadual iniciam preparação intensiva em busca da nota mil no Enem 2026

Notícias
05/06/2026

Seduc leva Inteligência Artificial ao Ensino Fundamental e amplia programa de Gestão da Aprendizagem nos municípios

Notícias
03/06/2026

Seduc divulga 110 equipes classificadas para a maratona final do programa Do Piauí Para o Mundo