Ícone buscar

Notícias

LITERARTE aborda a representação da mulher na literatura

  • 26/11/2020

O Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique de Almeida está realizando o projeto LITERARTE. Esse ano, a iniciativa aborda a temática da representação social da figura feminina na literatura e tem como objetivo analisar a figura da mulher sob diferentes perspectivas na literatura, a partir de obras literárias atemporais.




Ao longo do ano, os alunos tiveram que fazer a leitura de determinadas obras literárias e fazer um resgate histórico dos textos. A diretora da escola, Djanira Alencar, explica a ação. "Foi disponibilizado nas plataformas google sala de aula e google meet todo o  material com as respectivas obras e cada turma ficou responsável pela análise de um livro. Na culminância serão socializadas todas estas obras literárias através de podcast, resenha oral e a produção de um vídeo retratando historicamente a representação feminina desde a Idade Média até a Idade Moderna", explicou a diretora.


Confira a baixo as obras a serem trabalhadas nas respectivas turmas:


1A - Caramuru, de Frei de Santa Rita Durão ;

1B - Cantigas de amigo (Trovadorismo);

1C - Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;

2A - Senhora, de José de Alencar;

2B - Helena, de Machado de Assis;

2C - Lucília, de José de Alencar;

3A - A hora da estrela, de Clarice Lispector;

3B - Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado;

3C - As meninas, de Lygia Fagundes Telles.

 

Todas as turmas do Ensino Médio da escola estão engajadas nesse trabalho A atividade será concluída no dia 18 de dezembro. 



Projeto LITERART


Em sua quarta edição, o projeto vem buscando desenvolver nos alunos, uma forma de trabalhar conteúdos por meio da sensibilidade artística e literária na perspectiva da estética, do prazer e das expressões pessoais de cada indivíduo. 



"Entendemos que a finalidade da arte, seja ela em qual aspecto de sua realidade concreta ou abstrata, é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência. Em anos anteriores realizávamos um grande evento na escola, mas esse ano fizemos tudo de forma virtual", relata a diretora.



Outras Notícias

Notícias
13/10/2026

Estudantes e professores da UESPI embarcam para intercâmbio educacional em Portugal pelo programa Do Piauí Para o Mundo

Notícias
12/10/2026

Piauí avança na alfabetização e tem 20 municípios com 100% de crianças alfabetizadas

Notícias
09/10/2026

Estudantes Seduc apresentam curta-metragem Cinara em evento científico universitário

Notícias
10/10/2026

Mais de 100 estudantes são premiados na 4ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²)

Notícias
09/10/2026

Seduc premia vencedores do 4º Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí neste sábado (10)

Notícias
11/10/2026

Alfabetiza Piauí alcança 100 mil matrículas e amplia oportunidades para quem esperou uma vida para aprender