Ícone buscar

Notícias

Secretário da Educação recebe comissão de pais do CNEC

  • 26/08/2020

Na manhã desta quarta-feira (26), o secretário de estado da Educação, Ellen Gera de Brito Moura, recebeu uma comissão de pais dos ex-alunos do CNEC, que foram absorvidos pela Rede Pública Estadual de Educação em decorrência do fechamento das escolas da entidade.

Na reunião, foram tratados pontos de interesses de pais e alunos, como a data do início das aulas remotas e a manutenção dos alunos em seus antigos prédios. O secretário Ellen gera explicou que "o Governo do Estado e a Secretaria, sensíveis à forma como o CNEC encerrou suas atividades no estado e mesmo sendo um processo mais demorado, resolveram manter os estudantes no prédio da entidade para que eles sofram o mínimo possível e para que não percam o vinculo com a escola".
 
Para que isso acontecesse, os prédios da CNEC foram cedidos para Estado, sem ônus, e anexados às escolas U. E. Gabriel Ferreira, localizada no bairro Vermelha, e CAIC João Mendes Olímpio de Melo, localizado no bairro Renascença II.

Em virtude dessa decisão, a Seduc precisou contratar 35 novos professores e manteve as coordenadoras das escolas. Os professores estão sendo lotados nos dois anexos e, já na próxima semana, farão o planejamento pedagógico para que as aulas remotas possam ser iniciadas.  A previsão é que as aulas não presenciais comecem dia 09 de setembro.


Apenas as coordenadoras pedagógicas da antiga gestão foram mantidas porque o Estado não pode contratar professores fora de concurso público ou testes seletivos. "Como temos um seletivo vigente, fizemos a chamada seguindo a ordem de classificação desse teste", ressaltou o secretário.

Também foi necessário aguardar que as matriculas dos estudantes do CNEC pudessem ser incluídas no Censo, que abriu para reinserção em 21 de agosto, porque sem a matrícula no Censo, os alunos não poderiam ser atendidos pelos programas do MEC como merenda, livro e transporte.

Ellen Gera também deixou claro para os pais presentes à reunião que todo esse processo demora mais tempo porque a Seduc teve que fazer algumas consultas aos órgãos de controle, de forma que tudo fosse feito de forma legal e transparente.

"Estamos fazendo tudo, da forma mais rápida possível dentro dos preceitos legais, para que esse estudante do CNEC não fique sem estudar. Garantimos que, no Piauí, não deixaremos nenhum aluno fora da escola e a Educação não vai parar", finalizou Ellen Gera.

Outras Notícias

Notícias
06/06/2026

Governo do Piauí entrega escola de Tempo Integral modernizada em Lagoa de São Francisco neste domingo (7)

Notícias
06/06/2026

Laboratório de Redação 2026: Mais de 1.200 estudantes iniciam preparação para alcançar nota mil no Enem

Notícias
06/06/2026

Seduc anuncia R$ 300 mil em cheques-livros para estudantes da rede estadual durante abertura do Salipi

Notícias
05/06/2026

Laboratório de Redação: estudantes da rede estadual iniciam preparação intensiva em busca da nota mil no Enem 2026

Notícias
05/06/2026

Seduc leva Inteligência Artificial ao Ensino Fundamental e amplia programa de Gestão da Aprendizagem nos municípios

Notícias
03/06/2026

Seduc divulga 110 equipes classificadas para a maratona final do programa Do Piauí Para o Mundo