Ícone buscar

Notícias

Olimpíada Nacional em História do Brasil abre inscrições

  • 06/02/2020


Com o objetivo de fomentar o trabalho em equipe, desenvolver competências e habilidades nos estudantes e fortalecer a paixão pelos estudos, a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para atrair professores e alunos dos ensinos Fundamental e Médio.


Para participar da 12° edição do evento, os estudantes precisam se organizar em grupos de 3 pessoas com um auxílio direto do professor de História. Logo após, as equipes são direcionadas para as fases online, que acontecem em seis etapas e são resolvidas diretamente no site através de debates e pesquisas. As equipes classificadas para a final apresentam presencialmente um projeto dissertativo na Unicamp, em Campinas - SP.


O professor Anderson Miura, embaixador oficial da ONHB no Piauí, explicou mais sobre o evento e destacou a importância para a formação dos alunos. "Além de ser necessário para a aprendizagem dos alunos, a Olimpíada é uma oportunidade incrível de fazer com que os participantes desenvolvam a análise e o debate crítico sobre diversos temas e, principalmente, se apaixonem mais pela História do nosso país", destacou.


Além disso, o professor Anderson destacou os principais diferenciais da Olimpíada e os benefícios que ela pode trazer para a preparação dos estudantes nos processos de seleção. "Um dos principais pontos da ONHB em relação as outras competições é que os participantes terão contato com uma diversidade de documentos históricos que irão permitir que as equipes discutam, pesquisem e analisem. Os conteúdos abordados também são importantes para preparar os estudantes para vestibulares, concursos e prova do Enem".


Cronograma das Inscrições:

1ª fase: 

Período de Inscrição: 03/02 a 09/03 


2ª fase: 

Período de Inscrição: 10/03 a 24/04 


Mais informações, regulamento e inscrições no site: olimpiadadehistoria.com.br ou no link. 

Outras Notícias

Notícias
13/10/2026

Subcomissões temáticas do Plano Estadual de Educação se reúnem para definir metas e estratégias para a próxima década

Notícias
13/10/2026

Estudantes e professores da UESPI embarcam para intercâmbio educacional em Portugal pelo programa Do Piauí Para o Mundo

Notícias
12/10/2026

Piauí avança na alfabetização e tem 20 municípios com 100% de crianças alfabetizadas

Notícias
09/10/2026

Estudantes Seduc apresentam curta-metragem Cinara em evento científico universitário

Notícias
10/10/2026

Mais de 100 estudantes são premiados na 4ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²)

Notícias
09/10/2026

Seduc premia vencedores do 4º Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí neste sábado (10)