Notícias

Capacitação de agentes de portaria reúne 287 servidores

  • 03/09/2012


A Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), através da Gerência de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Gefape), e a Polícia Militar do Piauí deram início hoje ao curso de vigilância comunitária para os agentes de portaria (vigias) das escolas de Teresina.

Com sete turmas de 41 alunos cada, formadas para este primeiro curso, a aula inaugural aconteceu no Instituto de Educação Antonino Freire (Ieaf), na manhã de hoje (03), no auditório da instituição, onde também  houve uma palestra sobre o tema "Valorização Profissional" ministrada pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. PM Gerardo Rebelo Filho.



O policiamento comunitário é a maneira inovadora e mais poderosa de concentrar as energias e os talentos dos profissionais de segurança pública na direção das condições que frequentemente dão origem ao crime e a repetidas chamadas por auxílio policial.

Capacitar os agentes de portaria das unidades escolares públicas como promotor de polícia comunitária dentro da sua esfera de atribuições, proporcionando conhecimento sobre questões práticas e teóricas relacionadas à filosofia e estratégia de polícia comunitária, capazes de elevar satisfatoriamente seu nível profissional são objetivos desse curso.



Para os agentes, a iniciativa é positiva. "É importante porque prepara o vigilante para o trabalho dentro da escola, melhora nossa formação desde o conteúdo de relações humanas e até mesmo a prevenção de problemas como arrombamento e roubo dentro da escola", diz Willer de Araújo, que trabalha na Unidade Escolar Tenente Araújo, no bairro Santa Maria das Vassouras.

O capitão PM Tiago Ribeiro, comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe), acredita que a qualificação dos agentes de portaria é mais um passo para a construção de uma comunidade escolar mais segura. "Tendo em vista evitar ocorrências de crimes contra o patrimônio, temos providenciado algumas ações. A primeira delas foi iniciar o processo de implantação de câmeras de vigilância nas escolas e a segunda é o curso de vigilante comunitário?", explica o capitão.



Compondo a mesa de honra da aula inaugural estiveram o Cel. PM Gerardo Rebelo, Comandante Geral; Major PM Leonardo, representante dos instrutores; Tenente Coronel PM Sousa, subcomandante do Comando de Policiamento Comunitário - Ronda Cidadão; Oscarina Silva, diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc; Ana Maria de Almeida, gerente da Gefape; entre outros.

O secretário da Educação, Átila Lira, esteve presente e falou aos cursandos sobre a importância desta qualificação. "Estamos muito satisfeitos de poder proporcionar esta qualificação a vocês, nossos agentes de portaria, em virtude da importância que tem o trabalho de vocês dentro do ambiente escolar. Agradecemos também à PM, que faz um trabalho louvável e necessário à vida escolar, ajudando a melhorar a segurança civil de nossas escolas e no combate às drogas", finalizou Lira.


Outras Notícias

Notícias
27/01/2026

Seduc convoca 1.500 Profissionais da Educação para escolas de tempo integral no Piauí

Notícias
27/01/2026

Inscrições para o Concurso da Seduc com 4 mil vagas para professores encerram nesta quarta-feira (28)

Notícias
26/01/2026

Governo do Piauí entrega reforma e modernização de Centros de Tempo Integral em São Lourenço do Piauí e Dom Inocêncio

Notícias
26/01/2026

Estudantes das Turmas ITA/IME Seduc participam de semana de imersão acadêmica na Fundação Getúlio Vargas

Notícias
26/01/2026

Dia D de Matrículas: Seduc mobiliza todo o Piauí com foco na busca ativa de estudantes

Notícias
24/01/2026

Seduc amplia política de Tempo Integral com entrega de CETIs modernizados em Oeiras e Colônia do Piauí