Ícone buscar

Notícias

Professores da Seduc vão para Mestrado e Doutorado

  • 17/09/2019

Só neste ano, 71 professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram beneficiados com o  afastamento para Mestrado e Doutorado. Nesta terça-feira (17), 11 deles, de acordo com o edital 001/2019, assinaram o termo de compromisso na sede da Seduc na presença do Superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira; do diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Clebe Gonçalves; da diretora da Unidade Técnica do Chão da Escola, Gildete Milu; e da Coordenadora do Setor de Afastamento da Seduc, Franciane Sousa.




Um dos educadores que vão para um próximo nível de formação é o professor de Química, Celso Costa. No momento ele dá aula na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, mas já é professor da rede pública há 20 anos. Para o professor Celso Costa, assim como para os outros, esse é um momento de aperfeiçoamento, que deve ser um processo contínuo aos educadores.



"O intuito do professor é sempre buscar novas formações e no retorno aplicar o conhecimento aqui, nas escolas ou na Seduc. Para isso precisamos fazer mestrado, doutorado, até chegar ao ápice da carreira com essas pesquisas", relata Celso Costa, que assinou os documentos hoje.


 

Os gestores da Seduc entendem a importância do afastamento não só para os beneficiados, mas também para a Educação do estado. "Para o professor, porque ele está almejando algo maior para a carreira dele, para o conhecimento dele e para que possa melhorar as práticas pedagógicas e atingir nossos alunos. O estado também se beneficia porque, de certa forma, melhora nosso trabalho no chão da escola. Estamos muito felizes com isso", explica a professora Gildete Milu.



Durante as falas foi enfatizada a necessidade desses professores afastados contribuírem, de livre e espontânea vontade, com o ensino e aprendizagem da rede pública. "Nós ficamos muito felizes com a conquista deles e ao mesmo tempo vemos que muitos professores que já foram afastados estão retornando e contribuindo com o Índice Nacional da Educação Básica (Ideb), com o Mais Matemática e Mais Português, por exemplo. Então estamos empenhados para fazer mais projetos e contribuir com a rede pelos professores que retornam", relata a professora Franciane Sousa, coordenadora do Setor de Afastamento que agora é identificado como Núcleo de Acompanhamento de Pós-graduação.



A Seduc está tão empolgada com o resultado que espera alcançar um número maior de professores. "No próximo ano nós esperamos ter mais professores para os programas de pós-graduação de Mestrado e Doutorado", finaliza o superintendente Carlos Alberto Pereira.

Outras Notícias

Notícias
01/04/2026

Estudantes da rede estadual emocionam público em encenação da Via Sacra na zona Sudeste de Teresina

Notícias
31/03/2026

Estudantes da rede estadual sobem ao pódio no Brasileiro de Judô da Região I

Notícias
31/03/2026

Seduc reúne 100 gestores e inicia ciclo 2026 do Circuito de Gestão da Aprendizagem

Notícias
31/03/2026

Pré-Enem 2026: Equipe da Seduc mobiliza escolas com orientação e incentivo a estudantes

Notícias
31/03/2026

O capítulo da sua trajetória no Programa Do Piauí Para O Mundo começa aqui!

Notícias
30/03/2026

Governador Rafael Fonteles e secretário Rodrigo Torres lançam edital 2026 do Programa Do Piauí Para o Mundo com mais de 500 vagas