Ícone buscar

Notícias

Escolas mobilizam estudantes em ações contra o suicídio

  • 09/09/2019



Todo ano, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nisso, o CETI Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva está, durante toda esta segunda-feira, 09 de setembro, mobilizado na campanha Setembro Amarelo.


De acordo com a diretora da unidade, Maria José Viana, o objetivo da ação é valorizar a importância do amor próprio e da vida, despertando nos alunos, professores e funcionários a vontade de viver e superar os problemas difíceis. "Hoje vamos passar o dia abordando o amor e a valorização da vida. Está sendo um dia lindo", declara.

Maria José falou ainda que, durante o período escolar, os jovens enfrentam um período de muita pressão dos pais, da escola e deles mesmos. "É o momento em que eles começam a traçar a escolha profissional e as incertezas sobre o futuro causam muita apreensão", afirma.

A diretora falou ainda que o trabalho de valorização da vida tem sido feito diariamente na escola, fazendo com que os alunos se sintam acolhidos, desconstruindo a escola apenas como espaço de conteúdo.

 
"O maior retorno tem sido saber o quanto os alunos agora nos procuram para poder falar, expressar sentimentos, confiar, sabendo que há disponibilidade para ouvir e acolher", resume a diretora.
 
Além de dinâmicas para exaltar particularidades de cada ser humano e estimular o cuidado com o próximo, no período da tarde o CETI Antônio Tarciso vai receber a professora Zenilda Andrade, da 20ª Gerência Regional de Educação, que na oportunidade vai ministrar a palestra "O Valor e Amor à Vida".  


A escola pretende manter essa iniciativa durante todo o ano letivo de forma permanente. Pais e professores também estão engajados no projeto, tanto na divulgação da iniciativa quanto na atuação do auxílio e instrução aos alunos.

Sobre o Setembro Amarelo

No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Outras Notícias

Notícias
15/10/2026

Estudantes e professor da rede estadual do Piauí são convocados para a Seleção Brasileira de Handebol

Notícias
15/10/2026

Centro de Formação de professores fortalece valorização docente com mais de 8 mil qualificações realizadas em 2026

Notícias
14/10/2026

Seduc fortalece preparação dos estudantes para a 21ª OBMEP por meio do Seduc Olímpica

Notícias
13/10/2026

Subcomissões temáticas do Plano Estadual de Educação se reúnem para definir metas e estratégias para a próxima década

Notícias
13/10/2026

Estudantes e professores da UESPI embarcam para intercâmbio educacional em Portugal pelo programa Do Piauí Para o Mundo

Notícias
12/10/2026

Piauí avança na alfabetização e tem 20 municípios com 100% de crianças alfabetizadas