Ícone buscar

Notícias

Escola de Piripiri se classifica para Olimpíadas de História

  • 22/05/2019



O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Arimatéia Tito, localizado no município de Piripiri, está em festa. Alunos da unidade foram classificados para a 3ª fase da 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. A 3ª fase da ONHB teve início na segunda-feira (20), com 11,6 mil equipes participantes de todos os estados brasileiros.




A olimpíada conta com seis fases online, além da final presencial marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Campinas-SP. O projeto tem apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.


De acordo com o professor de história do CETI, Raimundo Pereira, a primeira etapa da competição começou no último dia 6 de maio com um total de 18,5 mil grupos inscritos. Em todas as fases online, os alunos têm acesso à prova sempre às segundas-feiras, e o prazo para entregá-la no sábado até às 23h59. 


"Essa é a primeira vez que a unidade está participando, fizemos uma mobilização na escola no início do ano para fazer as inscrições, explicando o que é a olimpíada para nossos alunos. Em seguida fizemos a inscrição da equipe formada por três alunas do 9º ano, Graziella Maria Lima, Nayara Úllima e Fernanda Antônia. Denominamos o nome da equipe Monsenhor Chaves, em homenagem a um historiador do Piauí", declara Raimundo.


No Piauí, para a primeira etapa, foram escritos 336 equipes, cada uma com três alunos; na segunda etapa, de 336 inscritos, ficaram classificados 292. "Já na terceira etapa restaram 202, ou seja, saíram 90 equipes. Hoje estamos em um pequeno grupo do estado todo, na terceira etapa, que será realizada com questões e tarefas online", comemora o professor. 
 
Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas. 



Podem participar alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares.

Outras Notícias

Notícias
02/04/2026

Piauí avança na alfabetização e já tem 20 municípios com 100% das crianças alfabetizadas

Notícias
01/04/2026

Estudantes da rede estadual emocionam público em encenação da Via Sacra na zona Sudeste de Teresina

Notícias
31/03/2026

Estudantes da rede estadual sobem ao pódio no Brasileiro de Judô da Região I

Notícias
31/03/2026

Seduc reúne 100 gestores e inicia ciclo 2026 do Circuito de Gestão da Aprendizagem

Notícias
31/03/2026

Pré-Enem 2026: Equipe da Seduc mobiliza escolas com orientação e incentivo a estudantes

Notícias
31/03/2026

O capítulo da sua trajetória no Programa Do Piauí Para O Mundo começa aqui!