Notícias

Seduc participa da elaboração de livro sobre trabalho escravo que será lançado por Fórum

  • 04/03/2013


A Secretaria Estadual de Educação e Cultura - Seduc participará do lançamento do livro "Educar para Libertar" no próximo dia 15/03. O evento acontecerá no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), localizado na Av. Miguel Rosa.

O projeto "Educar para Libertar" é uma ação do Fórum de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo, que vigora desde o ano de 2004 e está estruturado em 04 eixos: Prevenção, Repressão, Políticas Públicas e Ações Interestaduais. O trabalho que resultou na publicação ocorreu entre 2008 a 2010 em 26 municípios piauienses.

Através da supervisora de educação no campo, Miriã Medeiros e da coordenadora de educação em direitos humanos, Fátima Solano, a Seduc participou ativamente da elaboração do Projeto. Como parte do eixo Prevenção, p Projeto prioriza a ação educativa junto a jovens em idade escolar e de comunidades afetadas pelo aliciamento ou prática de trabalho escravo. "Através de oficinas pedagogias com professores, líderes sindicais, agentes de pastorais, dentre outros segmentos, nós participamos do trabalho de sensibilização e conscientização da população de vários municípios", explicou a supervisora, enfatizando que antes do trabalho desenvolvido, as pessoas não tinham conhecimento do que era o trabalho escravo.

Ainda de acordo com Miriã Medeiros, o público escolhido como foco foi o de jovens e adultos residentes em municípios onde já houveram pessoas escravizadas. "Que foram escravizados nesses locais ou que saíram deles para trabalhar em outras cidades ou até mesmo estados", completou.

Outras Notícias

Notícias
29/01/2026

Estudantes da Rede Estadual do Piauí conquistam vagas em universidades de todo o Brasil pelo SiSU 2026

Notícias
29/01/2026

Dos quatro cantos do Piauí, estudantes da Rede Estadual conquistam vagas em Medicina pelo SiSU 2026

Notícias
29/01/2026

Rede Estadual do Piauí transforma realidades e leva filhos de trabalhadores rurais à universidade

Notícias
28/01/2026

Seduc abre seleção interna para Bolsa Mais Professores com 223 vagas para docentes da Rede Estadual

Notícias
29/01/2026

Aprovado em Medicina, estudante de Cocal dos Alves coleciona medalhas em olimpíadas do conhecimento

Notícias
28/01/2026

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consultar