Ícone buscar

Notícias

Escola em Castelo realiza aula inaugural do curso de LIBRAS

  • 14/06/2018


O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica Antonino Freire realizou na quarta-feira (13) a aula inaugural do projeto Aprendendo LIBRAS no Cotidiano Escolar, um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 


De acordo com a supervisora estadual da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Izabel Soares, a inclusão de surdos na sociedade impõe inúmeros desafios e isso ocorre principalmente em razão da surdez não acarretar marcas físicas, mas sim comunicativas. "Entendemos que, para que haja a inclusão do surdo efetivamente, são necessários estudos relacionados às formas de comunicação", explica Izabel.

Localizada no município de Castelo do Piauí, o curso vai permitir que professores, alunos e funcionários utilizem a Língua Brasileira de Sinais em nível básico, facilitando a comunicação em diversos contextos sociais, especialmente no âmbito escolar.

O projeto foi elaborado em conjunto entre a Supervisão Estadual de Ensino no município, a diretora e a coordenadora pedagógica da escola e uma aluna do Curso de Letras/Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A Secretaria Estadual de Educação, por meio do Centro de Formação Antonino Freire e da 5ª GRE estão fornecendo o suporte necessário para a execução do projeto.


"Esse é um momento ímpar para a nossa escola e temos a honra de contar com a parceria do Centro de Formação Antonino Freire e agradecemos imensamente o professor Sebastião Ferreira, diretor de Formação do Centro", agradece Socorro Soares, diretora da escola.

Outras Notícias

Notícias
10/06/2026

Do Piauí para o Mundo: secretário Rodrigo Torres media bate-papo com convidados internacionais

Notícias
10/06/2026

Palestrante da Vivo fala sobre trabalho e conectividade no segundo dia de atividades da Maratona Do Piauí para o Mundo

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo 2026: Seduc inicia maior maratona estudantil de inovação do mundo

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo: Palestras e início das apresentações dos projetos finalistas marcam primeiro dia

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo Connect: Estudantes finalistas participam de batalha de pitches com premiação de até R$15 mil

Notícias
09/06/2026

Ronaldo Lemos, gamer Alê Maze e convidados internacionais integram programação de palestras do Do Piauí Para o Mundo