Ícone buscar

Notícias

UAPI realiza aula inaugural

  • 06/11/2017



A Universidade Estadual do Piauí realizou na manhã deste sábado (04), a aula inaugural do curso da Universidade Aberta do Piauí - UAPI. A aula aconteceu no prédio do Canal Educação, onde houve uma roda de conversa com os parceiros da UESPI e do Governo Estadual na realização da UAPI, como o NEAD UESPI, a SEDUC, FAPEPI e a Coordenadoria de Educação por Mediação Tecnológica.

Considerado um dia histórico para a instituição, o início do curso de Administração a Distância, primeiro da UAPI, fundada nos moldes da Universidade Aberta do Brasil, mas inteiramente vinculada ao Governo Estadual.

O curso está sendo levado a 60 municípios, onde busca promover o seu desenvolvimento. O projeto, que vem sendo estudado desde o início de 2016, em breve atenderá a todas as 224 cidades do Piauí que também poderão contar com cursos da UAPI.

Para o diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Ellen Gera, esse é um projeto que vem sendo bastante trabalhado. "Estamos construindo toda sua sistemática e verificando toda a parte de infraestrutura, para que possamos passar a mensagem do governador que é a de levar os cursos da UAPI para cada município do Piauí. Atualmente 60 municípios que não possuíam nenhum curso superior passaram a ter o curso da UAPI. A intenção é de que em 2018 todas sejam contempladas com o curso", disse o diretor.


Universidade Aberta do Piauí
A Universidade Aberta do Piauí - UAPI, criada através de decreto n 16.933 de 16 de dezembro de 2016, é um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.

A UAPI atua na oferta de cursos superiores, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação, todos apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação.

A instituição está integrada ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil - UAB e possui autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES para funcionamento dos primeiros 60 polos. A CAPES também fará o controle acadêmico dos alunos matriculados na UAPI.


 

Outras Notícias

Notícias
13/10/2026

Subcomissões temáticas do Plano Estadual de Educação se reúnem para definir metas e estratégias para a próxima década

Notícias
13/10/2026

Estudantes e professores da UESPI embarcam para intercâmbio educacional em Portugal pelo programa Do Piauí Para o Mundo

Notícias
12/10/2026

Piauí avança na alfabetização e tem 20 municípios com 100% de crianças alfabetizadas

Notícias
09/10/2026

Estudantes Seduc apresentam curta-metragem Cinara em evento científico universitário

Notícias
10/10/2026

Mais de 100 estudantes são premiados na 4ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²)

Notícias
09/10/2026

Seduc premia vencedores do 4º Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí neste sábado (10)