Ícone buscar

Notícias

Alunos da rede estadual expõem projetos durante PiauiTec

  • 30/10/2017



O Parque da Cidadania foi espaço para expor soluções inovadoras no campo da ciência, da tecnologia e de troca de experiências entre o público em geral e as escolas na edição da feira de ciência e tecnologia do Piauí - PiauíTec 2017. A feira teve exposições com projetos científicos criados por estudantes inspirados no tema "A Matemática está em tudo", em alusão a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A solenidade de abertura contou com a presença do governador Wellington Dias na palestra magna "A importância da Matemática na vida de hoje", proferida pelo prof. Me. José Nazareno Cardeal Fonteles (UFPI) e ressaltou o incentivo à tecnologia como essencial para o desenvolvimento do Estado.

"É uma feira que coloca o Piauí no calendário nacional da ciência e tecnologia destacando alunos da rede de Ensino Fundamental, Médio e Técnico que desenvolvem nas escolas o seu trabalho e podem nesta oportunidade apresentar outras tecnologias, como o projeto visto aqui dos estudantes de Guadalupe que permite o uso prático para os processos de irrigação, ideias importante para o desenvolvimento do Piauí", concluiu o governador.


Durante a PiauíTec, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e a Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapepi), realizou a culminância do III Circuito de Ciência, que contou com a participação das escolas em todas as Gerências Regionais de Educação.

A Etapa Estadual contou com a exposição dos 63 projetos selecionados na etapa regional dos estudantes que concorreram a prêmios em todos os níveis/modalidades de ensino. A secretária da Educação, Rejane Dias, também esteve no evento conferindo o resultado dos trabalhos idealizados nas escolas.

"Estamos realizando aqui a culminância do III Circuito de Ciências, que contou com as etapas realizadas por todas as escolas e GREs, e agora estão sendo expostos na PiauíTec os projetos mais interessantes. É através deste e outros projetos que a Seduc vem incentivando nossos jovens pelo interesse na educação científica, realizando atividades que despertem a curiosidade pelo mundo das ciências, incentivando nas olimpíadas sem buscando aliar as inovações às melhores práticas educacionais", ressaltou a secretária de educação.


A feira traz também como novidade o Prêmio Jovem Cientista 2017, que reuniu nas diversas áreas projetos científicos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional e Tecnológica das Redes Pública e Privada do estado.

Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Frei José Apicella, sediado no município de Guadalupe (PI), venceram a etapa regional do circuito apresentando projeto envolvendo os cinco cursos ofertados pela escola: agropecuária, informática, açúcar e álcool, administração e agroindústria.

"Mostramos os processos químicos, físicos, dentre outros, realizando irrigação de maneira controlada e produzindo a banana, vendida 90% in natura, e a não vendida de forma comercial sendo reutilizada. Hoje viemos expor o resultado do nosso trabalho e como podemos fazer muita coisa com o lado empreendedor buscando soluções, é esta visão que a educação quer passar", relatou o diretor da escola, Kléber Diego.



Outras Notícias

Notícias
12/06/2026

Estudantes piauienses vencem etapa de inovação e conquistam até R$ 15 mil para desenvolver projetos

Notícias
11/06/2026

Do Piauí para o Mundo amplia vagas e contempla 500 estudantes em 2026 na maior edição do programa

Notícias
10/06/2026

Do Piauí para o Mundo: secretário Rodrigo Torres media bate-papo com convidados internacionais

Notícias
10/06/2026

Palestrante da Vivo fala sobre trabalho e conectividade no segundo dia de atividades da Maratona Do Piauí para o Mundo

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo 2026: Seduc inicia maior maratona estudantil de inovação do mundo

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo: Palestras e início das apresentações dos projetos finalistas marcam primeiro dia