Ícone buscar

Notícias

DPU lança concurso de redação

  • 24/07/2017



Com o objetivo de promover a inclusão da educação em direitos nas escolas públicas de todo o país, a Defensoria Pública da União lança o 3º Concurso de Redação - Mais Direitos, Menos Grades. O certame é destinado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como para adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa e adultos em situação de privação de liberdade, desde que matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico do país. Este ano, o concurso também está aberto para pessoas que estão presas nas penitenciárias federais. O prazo de envio das redações é o dia 5 de setembro.

Os vencedores em primeiro lugar receberão um tablet em todas as categorias. Em relação às pessoas em situação de privação de liberdade e aos alunos em cumprimento de medida socioeducativa, o prêmio será entregue no dia em que forem soltos. Cada uma das três escolas vencedoras receberá um certificado de premiação e R$ 10 mil, a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos.



Regulamento do concurso

Os estudantes das escolas públicas podem disputar o concurso de redação da DPU em cinco categorias: Redação I - para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da modalidade Jovens e Adultos (EJA); Redação II - alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio (regular, ensino técnico e EJA seriado); Redação III - alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida socioeducativa; Redação IV - alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA, em situação de privação de liberdade no sistema prisional brasileiro; Redação V ? pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena no Sistema Penitenciário Federal. Também haverá premiação na Categoria Escola, para aquelas que desenvolverem as melhores atividades de sensibilização e mobilização sobre o tema.

As instituições de ensino, os gestores da área de educação das unidades do sistema prisional estadual, do sistema penitenciário federal e do socioeducativo interessados, devem acessar o endereço eletrônico www.dpu.def.br/concursoderedacao. No site estão disponíveis informações complementares, como: material de divulgação, regulamento, formulário de inscrição e participação, formulário para envio de redação e o Guia do Professor. Para maiores informações, acesse o Edital 289/2017.

Outras Notícias

Notícias
13/10/2026

Estudantes e professores da UESPI embarcam para intercâmbio educacional em Portugal pelo programa Do Piauí Para o Mundo

Notícias
12/10/2026

Piauí avança na alfabetização e tem 20 municípios com 100% de crianças alfabetizadas

Notícias
09/10/2026

Estudantes Seduc apresentam curta-metragem Cinara em evento científico universitário

Notícias
10/10/2026

Mais de 100 estudantes são premiados na 4ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²)

Notícias
09/10/2026

Seduc premia vencedores do 4º Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí neste sábado (10)

Notícias
11/10/2026

Alfabetiza Piauí alcança 100 mil matrículas e amplia oportunidades para quem esperou uma vida para aprender