Ícone buscar

Notícias

PNAIC e Tempo Integral fazem parte do discurso de Dilma em visita a São Julião

  • 18/01/2013


Em visita ao Piauí nesta sexta (18), a presidente Dilma Rousseff vistoriou as obras da barragem e da adutora de Piaus, no município de São Julião (386 Km de Teresina). Dilma assinou medidas provisórias de obras e ações contra a seca e deu destaque a programas de educação implantados na região, como o PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) e as escolas de Tempo Integral.

Entre as autoridades presentes o governado do Piauí, Wilson Martins (PTSB), o senador Wellington Dias (PT), o presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Arinaldo Leal (PSB), e o prefeito de São Julião, José Neci (PT), que em seu discurso pediu mais investimentos do governo federal na região para alavancar o desenvolvimento da mesma e absorver a mão de obra local que hoje está espalhada por todo o País. 

Em seu discurso Dilma disse que o Piauí é a nova fronteira de desenvolvimento do Brasil e afirmou o compromisso em expandir os investimentos para a região do semiárido. "O estado terá recursos para investir em obras para melhorar rodovias e ferrovias para que haja o escoamento da produção. O governo federal está empenhado e sabe da importância que o Piauí tem para o país", disse.

A presidente falou em especial às mães da região para o valor e os investimentos feitos em educação. "Devemos garantir a base de uma boa educação e uma alfabetização bem feita é esse alicerce que todas as crianças precisam. Hoje temos programas importantes em todas as modalidades como o PNAIC, escolas de tempo integral e o Ciências sem Fronteiras. Também tentaremos garantir os royalties do petróleo para a educação, pois o rumo certo do futuro do Brasil é o rumo de cada um moldado por esse setor".  

No evento foram assinadas as ordens de serviço para a construção da barragem de Milagres e adutoras no município de Santa Cruz dos Milagres, adutora de Padre Lira em Dom Inocêncio e São João do Piauí e ainda do Projeto de Irrigação Marrecas/Jenipapo.

No final da solenidade a presidente recebeu do governador Wilson Martins um gibão de couro, um dos maiores símbolos do Estado e encerrou a visita vestida de vaqueira.


Outras Notícias

Notícias
12/10/2026

Piauí avança na alfabetização e tem 20 municípios com 100% de crianças alfabetizadas

Notícias
09/10/2026

Estudantes Seduc apresentam curta-metragem Cinara em evento científico universitário

Notícias
10/10/2026

Mais de 100 estudantes são premiados na 4ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²)

Notícias
09/10/2026

Seduc premia vencedores do 4º Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí neste sábado (10)

Notícias
11/10/2026

Alfabetiza Piauí alcança 100 mil matrículas e amplia oportunidades para quem esperou uma vida para aprender

Notícias
08/10/2026

Jornada Especial da Matemática reúne estudantes em terceira fase do TME² com imersão em conhecimento