Ícone buscar

Notícias

Gestor piauiense será palestrante em Seminário Internacional

  • 19/06/2017


Nos dias 21 e 22 de junho, o Instituto Unibanco realizará o Seminário Internacional Desafios curriculares do Ensino Médio: flexibilização e implementação, em São Paulo (SP). Alberto Machado, diretor do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva, será um dos palestrantes do Seminário. A secretária da Educação, Rejane Dias; o agente de governança do Jovem de Futuro, Eduardo Castelo Branco; Ellen Gera, diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem; Cleber Sousa, gerente de Ensino Médio; e o Superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, também participarão do evento.

Com o intuito de fortalecer o debate que ajude a pensar propostas concretas de desenho e implementação de novos currículos para esta etapa da Educação Básica, o seminário busca dar um passo adicional na reflexão sobre a proposta de reestruturação do Ensino Médio do ponto de vista das exigências colocadas para as redes estaduais.

Além da necessidade de alterar a formação inicial e continuada de professores, a flexibilização curricular exigirá a formulação de soluções definitivas e eficientes para velhos problemas estruturais, que poderão impedi-la de sair do papel. O momento traz ainda uma real oportunidade para se repensar a lógica territorial da oferta educacional, convocando redes estaduais e municipais a uma integração muito mais forte.

Como inspiração, experiências de países que passaram por amplas reestruturações educacionais nos últimos anos estarão contempladas no programa do evento, que contará também com a participação de Claudia Costin, do Centro de Inovação em Políticas Educacionais (CEIP) = FGV/RJ, Elizabeth Fordham, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, João Marcelo Borges, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rossieli Soares da Silva, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Cesar Callegari, do Conselho Nacional de Educação (CNE).


Professor de Filosofia, formado pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo Instituto Federal do Piauí; gerente regional de Educação entre 2013 e 2015 e vencedor do Prêmio Gestão Escolar do Estado do Piauí em 2015/2016, Carlos Alberto fará uma palestra na quinta-feira (22). 

"Tivemos um pré debate como preparação, durante a estreia do documentário Nunca me sonharam, que leva o espectador a dialogar sobre a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil e é justamente isso que o Seminário busca. Serei porta voz dos nossos estudantes e dos nossos professores piauienses, porque somos nós que sentiremos na pele, no dia a dia, todas as mudanças que virão", afirma o gestor.

Outras Notícias

Notícias
10/04/2026

Seduc convoca 504 profissionais de educação para preenchimento de cadastro de reserva

Notícias
10/04/2026

Comitiva da Paraíba visita Ceti Oka Ka Inaminanoko para conhecer estrutura e projeto pedagógico da escola

Notícias
10/04/2026

Piauí projeta meta de 95% das crianças alfabetizadas na idade certa até 2026

Notícias
10/04/2026

Seduc realiza IV Colóquio de Literatura do PPAIC para coordenadores e formadores regionais do Piauí

Notícias
10/04/2026

Do Piauí Para o Mundo 2026: inscrições para seletivas de TI e Empreendedorismo encerram nesta sexta-feira (10)

Notícias
10/04/2026

AVISO AOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ QUE PARTICIPARAM DO ENEM 2025