Ícone buscar

Notícias

Escola realiza capacitação para o Parlamento Jovem

  • 12/05/2017

O Centro de Ensino de Tempo Integral - CETI João Henrique de Almeida Sousa, está capacitando seus alunos para o Projeto Parlamento Jovem. A capacitação vem acontecendo desde março e na última quinta, 11, foi realizada a segunda etapa com a presença de uma advogada.

"No primeiro momento os estudantes tiveram orientações dos professores de português, agora eles estão sendo acompanhados pela advogada da GRE, Lucimar Vieira, onde ela explana sobre a construção de Projetos de Lei, para que eles já entendam o que é o projeto", disse a diretora da escola Djanira Alencar.

Ainda segundo a diretora, 39 alunos estão participando da formação. "De cada sala do 2º e 3º ano foi realizada uma seleção, onde os interessados em participar se apresentaram e então se inscreveram para os encontros".

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. 

Na edição de 2016, o PJB teve dois representantes piauienses, Antonia Maria Ferreira da Silva, da escola Nossa Senhora da Paz e João Marcos Borges da Silva, do Ceti João Henrique.

Um terceiro momento será realizado com a presença do estudante João Marcos, onde ele apresentará seu projeto de lei que aborda a implantação de projetos de responsabilidade socioambiental dentro das escolas públicas. O projeto prevê a criação de "mini ONGs" com campanhas que possam melhorar a vida da comunidade local.

Você estudante, pode participar escrevendo um projeto de lei, pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. 

O evento este ano será realizado entre 25 a 29 de setembro nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), nos plenários das comissões e no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara em Brasília.

O programa é voltado para alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. O jovem tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

Outras Notícias

Notícias
11/06/2026

Ronaldo Lemos encerra ciclo de palestras da Maratona falando sobre o uso da IA para estudantes

Notícias
10/06/2026

Estudantes piauienses vencem etapa de inovação e conquistam até R$ 15 mil para desenvolver projetos

Notícias
11/06/2026

Do Piauí para o Mundo amplia vagas e contempla 500 estudantes em 2026 na maior edição do programa

Notícias
10/06/2026

Do Piauí para o Mundo: secretário Rodrigo Torres media bate-papo com convidados internacionais

Notícias
10/06/2026

Palestrante da Vivo fala sobre trabalho e conectividade no segundo dia de atividades da Maratona Do Piauí para o Mundo

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo 2026: Seduc inicia maior maratona estudantil de inovação do mundo