Ícone buscar

Notícias

Abertas inscrições para o Enem 2017

  • 09/05/2017


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 começam hoje (08), e seguem até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês. A edição deste ano traz algumas alterações e os candidatos que farão o exame devem ficar atentos às mudanças para não haver prejuízos na realização do certame. 

Datas da aplicação das provas
Dentre as mudanças está o dia de aplicação das provas, que agora serão realizadas em dois domingos seguidos (dias 5 e 12 de novembro), e não mais em um único fim de semana.
 
Inscrições
No que se refere à taxa de inscrição, esta passou de R$ 68 para R$ 82. Estão isentos alunos de escolas públicas, participantes carentes, de acordo com o cadastro no CadÚnico do governo federal, e estudantes que se enquadrarem nas exigências da lei 12.799/2013, que trata das isenções em processos seletivos federais. Até o ano passado, o pedido de gratuidade ocorria por meio de autodeclaração.
Outra mudança é que o candidato que solicitar a isenção e não comparecer nas provas terá de anexar documentos que justifiquem a ausência para conseguir nova edição em 2018, como atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Antes, era necessário apenas justificar a ausência durante a nova inscrição.
 
Aplicação das provas para pessoas com deficiência
Participantes deficientes ou com outra condição especial poderão solicitar tempo adicional para as provas de uma hora no ato da inscrição. No entanto, a partir de agora será necessário incluir um laudo para comprovar o atendimento especial durante a inscrição. O resultado da análise será disponibilizado na página do participante. Até o ano passado, o laudo era exigido apenas no dia das provas. Para candidatos que não se enquadram no atendimento especializado, mas precisam de algum recurso para a prova devem incluir a opção "outra condição específica" durante a inscrição.

Ordem das provas
Para esta edição também houve alteração na ordem das provas. Linguagens e redação, que antes ficavam no segundo dia, agora passam para o primeiro dia de aplicação, juntamente com ciências humanas. No segundo dia, os candidatos responderão questões de ciências da natureza e matemática.

Primeiro dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Segundo dia: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

Outra mudança é que os candidatos receberão cadernos de questão personalizados, com o nome e número da inscrição, juntamente com o cartão de respostas. Até o ano passado, o cartão era entregue separado e os participantes precisavam fazer uma identificação de acordo com a cor da sua prova.

Horários
Assim como no ano passado, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30.

Certificação do Ensino Médio
A partir deste ano, o Enem não valerá mais como meio de obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio. De acordo com o superintendente de ensino superior da SEDUC, professor Ellen Gera, a certificação agora deve ficar a cargo somente do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). "Este exame é aplicado pelo MEC e tem o objetivo de medir os saberes adquiridos pelas pessoas fora da idade escolar, para poder certificá-los", explicou.

Outras Notícias

Notícias
12/10/2026

Piauí avança na alfabetização e tem 20 municípios com 100% de crianças alfabetizadas

Notícias
09/10/2026

Estudantes Seduc apresentam curta-metragem Cinara em evento científico universitário

Notícias
10/10/2026

Mais de 100 estudantes são premiados na 4ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²)

Notícias
09/10/2026

Seduc premia vencedores do 4º Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí neste sábado (10)

Notícias
11/10/2026

Alfabetiza Piauí alcança 100 mil matrículas e amplia oportunidades para quem esperou uma vida para aprender

Notícias
08/10/2026

Jornada Especial da Matemática reúne estudantes em terceira fase do TME² com imersão em conhecimento