Ícone buscar

Notícias

Palestra incentiva o estudo de matemática no Liceu

  • 11/04/2017

Os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góes, o Liceu Piauiense, participaram na tarde desta quarta-feira (11) de uma palestra motivacional sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A palestra tem como tema "Jornadas Olímpicas: divulgando a OBMEP nas escolas, sensibilizando alunos mestres e gestores".

O palestrante, professor Newton Santos, que é um dos coordenadores para iniciação científica júnior da Universidade Federal do Piauí, revela que o objetivo é estimular o estudo de matemática, bem como bom desempenho na Olimpíada.

"Para ser medalhista ou menção honrosa o aluno não precisa ser um gênio. Precisa ser focado, ter tranquilidade para ler a prova, mentalizar o problema e resolvê-lo", destaca o professor, que acrescenta. "A premiação pode mudar a vida de um aluno. Abre a possibilidade para a iniciação científica júnior, bolsas em cursos superiores, em pós-graduações, as portas se abrem", completa.

O aluno John Willy cursa o 2º ano do ensino médio no Liceu e espera um resultado ainda melhor na OBMEP deste ano. "Em 2016 fiz a prova da OBMEP, mas não consegui passar da primeira fase. Este ano estou me dedicando mais aos estudos, tanto que vim conferir a palestra, e pretendo conseguir uma medalha, para depois ter acesso aos benefícios que a olimpíada proporciona", relata. 


A técnica da Seduc, Lafayette Carvalho, explica que os mais de 700 alunos do ensino médio do Liceu já estão inscritos na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. "A intenção é estimular a participação de todos e o maior envolvimento do corpo escolar, nessa que é a maior competição de matemática do mundo. Visto isso, a iniciativa foi maravilhosa, os alunos receberam bem a proposta e o apoio da Seduc foi total", destaca.

O superintendente de ensino da Seduc, professor Carlos Alberto, destaca que "a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade Federal do Piauí, as secretarias municipais de educação e outras instituições em prol da matemática e da OBMEP faz com que o Piauí a cada ano evolua no quadro de medalhas e se destaque em nível nacional, influenciando, inclusive, nas boas notas do IDEB de alguns municípios do Estado".

É importante que as escolas valorizem as conquistas dos seus alunos na OBMEP, inclusive a participação na primeira fase, aprovação para a segunda. O Piauí tem exemplos alunos de escolas públicas que se transformaram em doutores, pesquisadores e fizeram intercâmbio através da OBMEP.

Outras Notícias

Notícias
11/06/2026

Ronaldo Lemos encerra ciclo de palestras da Maratona falando sobre o uso da IA para estudantes

Notícias
10/06/2026

Estudantes piauienses vencem etapa de inovação e conquistam até R$ 15 mil para desenvolver projetos

Notícias
11/06/2026

Do Piauí para o Mundo amplia vagas e contempla 500 estudantes em 2026 na maior edição do programa

Notícias
10/06/2026

Do Piauí para o Mundo: secretário Rodrigo Torres media bate-papo com convidados internacionais

Notícias
10/06/2026

Palestrante da Vivo fala sobre trabalho e conectividade no segundo dia de atividades da Maratona Do Piauí para o Mundo

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo 2026: Seduc inicia maior maratona estudantil de inovação do mundo