A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Conferência discute propostas de educação indígena em Queimada Nova
25/11/2016
Dando continuidade as ações para incorporação das temáticas da diversidade, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou o segundo momento para a conferência que vai tratar da educação na comunidade indígena. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (25), na Unidade Escolar Tomaz Francisco de Sousa, no município de Queimada Nova.
Assim como a conferência realizada com os índios Tabajaras, da região de Piripiri e Lagoa do São Francisco, a dessa sexta faz parte da etapa que antecede a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI) e da regional que será em Fortaleza e que engloba o Território Etnoeducacional Potirõ.
De acordo com o professor Cláudio Rodrigues de Melo, técnico na gerência de inclusão e diversidade da Seduc, a expectativa é que os trabalhos possam ser dinâmicos e propositivo diante da mobilização na comunidade.
"A ideia é o Piaui participe de forma propositiva na II CONEEI, tendo como este momento preparatório na comunidade educativa e, posteriormente, na regional em Fortaleza. Foi um encontro positivo com a participação de professores, alunos e a comunidade. Acredito o pontapé inicial da própria Seduc será a criação de um setor que possa alavancar o processo de estabelecimento da educação indígena no Piauí", afirmou.
O encontro discutiu propostas temáticas sobre a organização e Gestão da Educação Escolar Indígena; Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Escolar Indígena; Formação e Valorização dos Professores Indígenas; Políticas de atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica e Educação Superior e Povos Indígenas.
A índia Maria Francisca Pereira Ferreira, da comunidade Kariri de Serra Grande, comemorou a iniciativa do Governo Estadual de abrir o debate para as políticas de atendimento e valorização da educação escolar indígena
"Nós, da Kariri de Serra Grande, estamos participando pela primeira vez em nossa história como comunidade indígena. Tomamos conhecimento dos responsáveis pelas políticas públicas educacional para os povos indígenas e destas discussões por meio da conferência. Será muito rico para a comunidade e nos incentivará a estar valorizando nossa identidade e cobrar os direitos que temos", falou.
Ao final dos debates foram lidos as propostas e escolhidos os membros representantes das comunidades para a assembleia indígena e, posteriormente, serão encaminhados os líderes para a conferência regional. As categorias de representantes são: alunos, professores, profissionais de gestão escolar, lideranças e sábias indígenas, pais, mães ou responsáveis. Participaram do encontro representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Secretaria de Saúde.
Outras Notícias
Notícias
05/10/2026
SAEPI 2026 vai avaliar mais de 360 mil alunos da rede pública a partir desta terça-feira (6)
Notícias
06/07/2026
Seduc divulga 15ª convocação de seletivo com 483 profissionais chamados
Notícias
03/07/2026
Seduc reúne mil estudantes da EJA em revisão para o Enem 2026
Notícias
03/07/2026
Seduc concede progressão salarial para mais de 1,1 mil profissionais da Educação
Notícias
02/07/2026
Seduc fortalece laços com agricultura familiar e amplia busca ativa do Alfabetiza Piauí na III Feira da Agricultura Familiar
Notícias
02/07/2026
Blitz da ONEE mobiliza estudantes para uso consciente da energia em quiz interativo
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies.