Ícone buscar

Notícias

Enem: Escolas públicas do Piauí estão entre as melhores do país entre as famílias de baixa renda

  • 04/10/2016

Foi liberado para consulta, nesta terça-feira (4), o sistema de divulgação das notas por escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) seis escolas do Piauí estão entre as melhores do país em regiões que atendem famílias de baixa renda, com renda familiar de até um salário mínimo. A Unidade Escolar Augustinho Brandão, escola estadual de Cocal dos Alves, aparece na 1ª posição, após atingir a média geral de 559,48 pontos.

Mesmo apresentando nível socioeconômico baixo, os alunos que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio conseguiram elevar a pontuação da escola na média do Enem. Em 2014 a escola obteve a média de 553,93 pontos.

Outras escolas bem posicionadas no Enem dentre as escolas que ficam em regiões que atendem famílias de baixa renda pelo Inep são: Wilson Nunes Martins Filho (497,33), Luiz Ubiraci de Carvalho (478,20), Raimundo da Paz Nogueira (457,82), Dona Fausta de Sousa Cruz (444,89) e Professora Luzia Seixas de Oliveira Aquino (443,92).

Segundo a diretora da escola Augustinho Brandão, Aurilene Vieira, o objetivo é ter uma nota que reflita a qualidade de ensino e que permita o ingresso dos alunos em um curso superior. "Queremos melhorar ainda mais essa nota para conseguir um leque maior de possibilidades para nossos alunos. Quando nossas primeiras turmas de ensino fundamental chegarem ao ensino médio, acreditamos que nosso desempenho melhorará ainda mais", relata.

A Augustinho Brandão também é destaque nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (Obmep) e tem um bom Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

Pré Enem contribui para elevação da qualidade do ensino público

Por meio do Pré Enem Seduc, programa lançado em abril de 2016, foram realizadas dez grandes revisões atendendo milhares de alunos de todo o Estado, todas transmitidas ao vivo por emissoras de TV aberta, Canal Educação, rádio e por meio de ferramentas online. Na campanha reta final, a Seduc realizará mais quatro revisões.

"A prova do Enem é hoje um dos momentos mais importantes na vida de um jovem. O desempenho na prova pode determinar o futuro profissional do estudante que acaba de sair do ensino médio e agora busca uma carreira a seguir. Nosso objetivo é dar aos estudantes das escolas estaduais todas as condições possíveis para que tenham o melhor desempenho nas provas e, assim, conseguir alcançar seus objetivos de concluir o ensino médio e cursar uma boa faculdade", garante a secretária Rejane Dias.

Clique aqui para ver a apresentação dos resultados

Clique aqui para acessar o sistema de resultados

Outras Notícias

Notícias
27/06/2026

Piauí confirma melhor taxa de aprovação do ensino médio do Brasil e alcança menor índice de abandono escolar da história

Notícias
26/06/2026

Governo do Piauí entrega escola modernizada em Piracuruca amplia qualidade de ensino em Tempo Integral na região

Notícias
26/06/2026

Escola da rede estadual do Piauí é a 2ª melhor média do Nordeste e está entre as 11 melhores do Brasil na média geral de escolas públicas do Enem 2025

Notícias
26/06/2026

Estudante da rede estadual de Teresina vai representar o Piauí no Programa Jovem Senador

Notícias
26/06/2026

Seduc e Undime-PI mobilizam municípios para a construção dos novos Planos Municipais de Educação

Notícias
26/06/2026

Gestão que Transforma: Governo do Piauí vai premiar 10 escolas da rede estadual com os melhores resultados no Enem 2025 nesta segunda (29)