Ícone buscar

Notícias

Antonino Freire realiza formação da Educação de Jovens e Adultos

  • 15/09/2016


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação Antonino Freire, está realizando, durante esta semana, um Encontro de Formação para os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que irão trabalhar nas novas turmas de EJA, primeira etapa (alfabetização), em todas as Gerências Regionais (GREs) dos diversos municípios do Piauí. 


De acordo com a gerente da Gerência de Formação (Gefapi), Maria José Sales, a proposta do EJA nessa edição é trabalhar os conteúdos em forma de oficinas nas quatro áreas do conhecimento (ciência da natureza, ciências humanas, linguagem e matemática). A iniciativa visa preparar esses professores para atuar como multiplicadores da Educação de Jovens e Adultos nas gerências regionais da Seduc. 


De acordo com os professores formadores, o público do EJA é diferenciado e precisa de incentivo para não desistir. "Um dos pontos que achei muito positivo na formação foi trabalhar a matemática com o uso dos jogos. O uso de material concreto tornou o ensino dos cálculos mais simples", diz a professora Antonia Maria Cristina dos Santos. 

Além de despertar nos alunos a visão crítica da conservação do meio ambiente e preservação da água, os alunos foram estimulados a compreender como funciona a cartografia com o professor João Patrício de Carvalho. 


Segundo o professor João Patrício, embora esse seja um tema básico, muitos alunos têm dúvidas em relação a orientação espacial daí a importância de se trabalhar de forma simples e dinâmica para que o aluno compreenda e seja capaz de aplicar o conhecimento adquirido.


Segundo os professores participantes da formação, uma inovação positiva é o trabalho com o meio ambiente e a conscientização para valorização da água. "É um tema que vem ganhando grande visibilidade e precisamos saber como trabalhar com o meio ambiente com esse público especifico", explica a professora Sueli Gomes da Silva, se referindo a exposição sobre a importância da preservação da água feita pela professora Gilmania Sousa.

De acordo com Coneição Andrade, diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, essa formação se dará em todo o estado. "Nas próximas semanas estaremos concluindo as formações, nos dirigindo para as GRE’s do interior, de forma que todos os nossos educadores tenham a oportunidade de participar desta formação", declara a diretora.

A Seduc irá formar 864 professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos com essa formação continuada.

Outras Notícias

Notícias
27/06/2026

Piauí confirma melhor taxa de aprovação do ensino médio do Brasil e alcança menor índice de abandono escolar da história

Notícias
26/06/2026

Governo do Piauí entrega escola modernizada em Piracuruca amplia qualidade de ensino em Tempo Integral na região

Notícias
26/06/2026

Escola da rede estadual do Piauí é a 2ª melhor média do Nordeste e está entre as 11 melhores do Brasil na média geral de escolas públicas do Enem 2025

Notícias
26/06/2026

Estudante da rede estadual de Teresina vai representar o Piauí no Programa Jovem Senador

Notícias
26/06/2026

Seduc e Undime-PI mobilizam municípios para a construção dos novos Planos Municipais de Educação

Notícias
26/06/2026

Gestão que Transforma: Governo do Piauí vai premiar 10 escolas da rede estadual com os melhores resultados no Enem 2025 nesta segunda (29)