Ícone buscar

Notícias

Alunos da rede pública participam de feira das profissões da UFPI

  • 02/09/2016

Cerca de 90 alunos da rede estadual de ensino da cidade de Barras participaram da Feira das Profissões na Universidade Federal do Piauí, em Teresina. O evento aconteceu no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, no período de 30 e 31 de agosto. A iniciativa beneficiou os alunos do ensino médio da Unidade Escolar Gervásio Costa e do CEMTI Francisca Trindade.



A gerente da 2ª GRE, Liliana Carcará, explica que os alunos farão o Exame Nacional do Ensino Médio e, consequentemente, terão que escolher uma área de atuação. Para auxiliá-los, as escolas proporcionaram o conhecimento mais aprofundado em cada profissão, participando da feira. "A feira vocacional ajuda os estudantes nesse momento tão importante da vida deles, na qual precisam escolher que curso fazer e que profissão seguir", disse a gerente.



Preparação para o ENEM

As escolas da rede estadual de ensino da cidade de Barras intensificam a preparação dos alunos tanto na hora de escolher o curso, como para fazer as provas. Os estudantes estão participando das revisões do Canal Educação e de aulas extras de reforço aos sábados.

A ideia, segundo o diretor adjunto da U.E. Gervásio Costa, Joanderson Sousa, é repetir os bons resultados dos anos anteriores, no qual a escola foi destaque em aprovações para os cursos de medicina, odontologia, direito, engenharia e licenciaturas.



Feira também contou com presença dos alunos do Pronatec 


Os alunos do CEEP Des. Henrique Couto do Curso Técnico em Recursos Humanos, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec), também participaram da IV Edição da Feira de Profissões.

Na visita, acompanhada pela professora Alexandra Mousinho, os alunos puderam dialogar e tirar dúvidas com alunos que já fazem parte dos cursos ofertados pela universidade. Segundo a professora, o evento é importante para os alunos conhecerem os cursos para assim fazerem uma escolha mais segura. ?Quando você examina cursos de várias áreas está abrindo o leque de possibilidades. As informações levam a uma escolha mais consciente do curso superior, contribuindo também para a redução dos índices de evasão na Universidade?, lembra Alexandra.


Outras Notícias

Notícias
29/01/2026

Estudantes da Rede Estadual do Piauí conquistam vagas em universidades de todo o Brasil pelo SiSU 2026

Notícias
29/01/2026

Dos quatro cantos do Piauí, estudantes da Rede Estadual conquistam vagas em Medicina pelo SiSU 2026

Notícias
29/01/2026

Rede Estadual do Piauí transforma realidades e leva filhos de trabalhadores rurais à universidade

Notícias
28/01/2026

Seduc abre seleção interna para Bolsa Mais Professores com 223 vagas para docentes da Rede Estadual

Notícias
29/01/2026

Aprovado em Medicina, estudante de Cocal dos Alves coleciona medalhas em olimpíadas do conhecimento

Notícias
28/01/2026

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consultar