Ícone buscar

Notícias

Seduc orienta coordenadores das escolas sobre Sistemática de avaliação da rede de ensino

  • 17/08/2016

Com o objetivo de orientar os gestores sobre a sistemática de avaliação da rede de ensino do Estado do Piauí para atender ao estudante da educação especial, foi realizada na tarde desta quarta-feira (17) uma capacitação para coordenadores de todo o Piauí.

A avaliação da aprendizagem escolar representa um conjunto de fases que se ordena no processo de ensino aprendizagem e na prática pedagógica. Gestores Regionais, coordenadores pedagógicos e professores participaram da capacitação.

"Todos estão aqui trabalhando a sistemática de avaliação da educação especial, capacitando o circuito estadual de ciências, que beneficiará mais de 270 mil alunos. Nós formamos os coordenadores de ensino que repassam a formação para os coordenadores pedagógicos e estes levam para as escolas", destacou a diretora de ensino da UNEA, Rizalva Cardoso.


A Gerência de Educação Especial observou a necessidade de complementar as orientações a essa sistemática e com base em seus dispositivos legais orientar a equipe pedagógica sobre as adequações curriculares.

Para a gerente de Educação Especial da Seduc, Eleonora Sá, a capacitação é importante, tendo em vista todo o trabalho que é desenvolvido pelos coordenadores. "Existe uma dificuldade que eles encontram no momento de avaliar, de fazer este acompanhamento avaliativo dos alunos com deficiência na sala de aula e esse processo se faz necessário, pois daqui eles vão repassar para os demais professores as adequações curriculares para os estudantes com necessidades educacionais especiais, considerando suas especificidades", comenta a gerente.


Durante o encontro foi apresentado um vídeo e foram discutidas as orientações complementares à sistemática de avaliação da rede para atender a educação especial, bem como a avaliação da aprendizagem e acompanhamento do estudante público, alvo da educação especial.


"Estamos na 3ª formação e temos vários temas a serem trabalhados e aqui focamos o "Ciência na Escola", então está sendo bem proveitoso. Estamos recebendo as informações e nós vamos repassá-las para os coordenadores das escolas jurisdicionadas, as nossas GRE?s serão os multiplicadores", afirma a coordenadora da 11ª GRE de Uruçuí, Francisca de Jesus Soares.

Outras Notícias

Notícias
30/01/2026

Sisu 2026: Disciplinas inovadoras impulsionaram aprovações na área de Tecnologia

Notícias
30/01/2026

Inspirados por professores, Estudantes da rede estadual aprovados em Licenciaturas querem voltar à sala de aula e mudar histórias

Notícias
30/01/2026

Último dia: matrículas da Rede Estadual encerram nesta sexta-feira (30)

Notícias
30/01/2026

Secretário Rodrigo Torres celebra aprovação de Estudantes Seduc em universidades de todo o país

Notícias
29/01/2026

Estudantes da Rede Estadual do Piauí conquistam vagas em universidades de todo o Brasil pelo SiSU 2026

Notícias
29/01/2026

Dos quatro cantos do Piauí, estudantes da Rede Estadual conquistam vagas em Medicina pelo SiSU 2026