Ícone buscar

Notícias

Alunos relatam experiência exitosa de projeto de prevenção à gravidez na adolescência

  • 09/08/2016

Cerca de 300 estudantes do Centro Interescolar Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen Norte) participam da conclusão do projeto ?Na Adolescência não Faça Filhos: Leia Livros", a partir das 8h desta quarta-feira (10), no auditório da escola. Com o objetivo de prevenir a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis, estudantes do 1º ano do ensino médio participaram de palestras sobre o tema e foram divididos em casais, recebendo um pintinho para cuidar, como se fosse um filho, para que sentissem na prática a responsabilidade de cuidar de um bebê.

Na atividade desta quarta, além da idealizadora do projeto, professora Lessandra Ribeiro, que fará uma pequena palestra sobre as consequências psicológicas de uma gravidez na adolescência, os alunos que cuidaram dos pintinhos também falarão de suas experiências.

De acordo com Lessandra, os estudantes que viveram o projeto na prática absorveram bem o conteúdo. "Alguns deles chegaram a levar os pintinhos para a escola nesse período, porque não tinham com quem deixar. Outros levavam para o cinema ou para a lanchonete. Vendo toda a dificuldade, os outros alunos chegaram a me dizer que não queriam passar pelos mesmos problemas, então, acredito que atingimos o objetivo", explica.

Em breve os alunos receberão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) 500 livros clássicos da literatura brasileira, piauiense e estrangeira. "O processo já está em andamento. Essa é outra fase do projeto em que incentivamos a leitura como forma de ocupação da mente dos estudantes. Existe um tempo para cada coisa e, agora, é tempo de focar somente nos estudos", afirma. 

A experiência inovadora chamou a atenção da imprensa nacional, levando a professora Lessandra Ribeiro a participar do quadro "Professores Criativos", do Programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo de Televisão.




Outras Notícias

Notícias
30/01/2026

Sisu 2026: Disciplinas inovadoras impulsionaram aprovações na área de Tecnologia

Notícias
30/01/2026

Inspirados por professores, Estudantes da rede estadual aprovados em Licenciaturas querem voltar à sala de aula e mudar histórias

Notícias
30/01/2026

Último dia: matrículas da Rede Estadual encerram nesta sexta-feira (30)

Notícias
30/01/2026

Secretário Rodrigo Torres celebra aprovação de Estudantes Seduc em universidades de todo o país

Notícias
29/01/2026

Estudantes da Rede Estadual do Piauí conquistam vagas em universidades de todo o Brasil pelo SiSU 2026

Notícias
29/01/2026

Dos quatro cantos do Piauí, estudantes da Rede Estadual conquistam vagas em Medicina pelo SiSU 2026