Ícone buscar

Notícias

Inscrições para cursos do Pronatec encerram dia 20

  • 18/11/2015

Termina nesta sexta-feira (20), as inscrições para o programa de Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, para os cursos de "Cuidador de Idoso" e de "Reabilitação em Dependentes Químicos". Podem se inscrever alunos do Ensino Médio a partir de 16 anos de idades.  

Os cursos que terão uma duração de 18 meses e uma carga horária de 1.200 horas. Os interessados podem fazer as inscrições no protocolo do Centro de Formação Antonino Freire, mediante a apresentação dos seguintes documentos: comprovante original de escolaridade do ensino médio regular ou EJA correspondente a 6ª ou 7ª etapa, cópia do comprovante de endereço, RG e CPF.

Serão ofertadas 40 vagas para o curso de "Cuidador de Idoso", que será realizado no turno da manhã, e mais 40 vagas para o curso de Técnico em "Reabilitação para Dependente Químico" no turno da tarde.  

O curso de "Cuidador de Idosos" tem como objetivo capacitar os profissionais a lidarem com idosos independentes ou dependentes. O curso visa formar profissionais para atuarem em hospitais geriátricos, clínicas de repouso, centro de convivência, residências e instituições de longa permanência, além de relacionar-se com os familiares e trabalhar com uma equipe multidisciplinar.

O curso técnico em "Reabilitação de Dependentes Químicos" é voltado para área de saúde pretende que o aluno concludente deste curso esteja apto  a  atuar em campanhas de esclarecimento à comunidade quanto ao uso de drogas, à valorização da vida saudável e preservação da integridade psicossocial, dentre outras atividades.

O que é o Pronatec?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Outras Notícias

Notícias
08/10/2026

Pré-Enem na Estrada: Seduc leva revisões preparatórias para estudantes de Corrente e Bom Jesus

Notícias
08/10/2026

Na reta final para o Enem, Seduc amplia preparação dos estudantes com revisões, simulados e Inteligência Artificial

Notícias
07/10/2026

Piauí avança na definição de metas para a educação nos próximos dez anos

Notícias
06/10/2026

Oito estudantes da Rede Estadual avançam para a segunda fase do concurso do Instituto Militar de Engenharia

Notícias
05/10/2026

SAEPI 2026 vai avaliar mais de 360 mil alunos da rede pública a partir desta terça-feira (6)

Notícias
06/07/2026

Seduc divulga 15ª convocação de seletivo com 483 profissionais chamados