Ícone buscar

Notícias

Movimento pela Base Nacional Comum lança campanha e convoca professores

  • 06/11/2015



No dia 16 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) lançou a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular e, até 15 de dezembro, irá receber sugestões de cidadãos, escolas e instituições interessados em contribuir na redação do texto, que é um marco importante rumo à garantia de uma educação que ofereça oportunidades iguais para todos os alunos do Brasil.

Para incentivar a participação de professores, profissionais fundamentais no sistema educacional, o Movimento Pela Base Nacional Comum lança hoje uma campanha com conteúdo e informações especialmente para esse público. A consulta pública está aberta no Portal da Base Nacional Comum do MEC para pessoas físicas, escolas e instituições que queiram colaborar.

A Base Nacional Comum Curricular faz parte das metas definidas pelo Plano Nacional de Educação e deve determinar os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender, em cada ano da Educação Básica. Será obrigatória para todas as escolas do Brasil.

Formado por um grupo plural de pessoas e organizações com longo histórico de atuação na área da Educação, O Movimento Pela Base Nacional Comum Curricular se reúne desde 2013. Os participantes da iniciativa buscam facilitar e acelerar o processo de construção da Base, apoiando e disseminando pesquisas que alimentem o debate e mobilizando gestores, acadêmicos, pesquisadores, professores, líderes da sociedade civil organizada em torno da causa.

Na pesquisa Conselho de Classe, que ouviu professores do Brasil inteiro, 70% afirmaram concordar com a ideia de que, se todas as escolas do país tivessem uma base comum, as desigualdades educacionais diminuiriam. Além disso, com a Base, pais e responsáveis terão acesso, de forma transparente, aos conhecimentos e habilidades que os alunos deverão saber ao final de cada ano letivo.

Para saber mais e fazer sua sugestão para a Base Nacional Curricular Comum, acesse a página da BNCC.

Outras Notícias

Notícias
24/06/2026

Piauí lidera em desempenho na redação do Enem e coloca escola estadual entre as melhores do país

Notícias
24/06/2026

Piauí inicia construção do novo Plano Estadual de Educação com participação social

Notícias
24/06/2026

Estudantes de curso de Produção de Áudio e Vídeo da rede estadual produzem documentários sobre história e cultura de Amarante

Notícias
24/06/2026

Seduc realiza formação trimestral do programa Gestão da Aprendizagem com gerências regionais

Notícias
23/06/2026

Seduc realiza encontro de lideranças pela alfabetização no Centro de Formação de Professores

Notícias
23/06/2026

Campeã do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, merendeira de CETI em Ipiranga do Piauí recebe premiação em Brasília