Notícias

Alfabetização de todas as crianças do Piauí é meta para 2014

  • 14/11/2012

Considerada fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo, a alfabetização promove a sociabilização do indivíduo, o acesso a bens culturais e possibilita novos tipos de trocas entre os seres humanos.

Hoje, 14 de novembro, se comemora o Dia Nacional da Alfabetização e o estado tem o que comemorar, mas ainda com alguns desafios.

No Piauí, de acordo com o Censo 2010, 28,7% dos alunos matriculados do 1º ao 3º ano, ou seja, até os 8 anos, não estão alfabetizados plenamente. Como ação efetiva para mudar esta realidade, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), implementou em 2011 o Programa Palavra de Criança nos municípios piauienses.

O Palavra de Criança, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Unicef, é um programa que está sendo executado em 120 municípios, onde o estado custeia todas as ferramentas tecnológicas, todas as formações e os municípios disponibilizam sua rede de ensino.

Joara Ribeiro, superintendente de ensino da Seduc, considera o Programa Palavra de Criança de extrema importância para a educação piauiense. "O projeto veio somar com as ações dos órgãos gestores da educação do Piauí. É preciso apostar e reforçar a formação de professores, para que a alfabetização das crianças nas séries iniciais seja completa e gere resultados positivos ao longo da vida escolar", explicou.

"O Programa funciona em regime de colaboração técnica entre Estado e municípios, porque a maior parte das crianças em idade de alfabetização faz parte das redes municipais", explica Joara.

A ideia foi tão bem recebida que o MEC criou o Pnaic (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), que começa ano que vem, mas que já teve todo o processo iniciado. Os tutores já estão cadastrados e a formação deve acontecer já em 2013. No Piauí, 100% dos municípios fizeram a adesão ao Pnaic e 165 mil alunos serão beneficiados com o programa.

"A proposta do Pacto, que teve total adesão do estado do Piauí graças a um esforço pessoal do secretário de Estado da Educação, Átila Lira, é diminuir esses índices problemáticos alfabetizando os alunos até os 8 anos de idade", diz o governador do estado, Wilson Martins.

Em 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) fará uma avaliação com os alunos do 3º ano para verificar se houve avanço no que diz respeito à alfabetização. Os alunos serão avaliados também através da provinha Brasil, que terá seus resultados tabulados, ação que não era feita antes.

"O MEC está apostando muito nesse programa como forma de reduzir esses índices negativos e, aqui no estado, o governador Wilson Martins e nós, da Secretaria de Educação, também estamos empenhados em que todos participem, havendo um monitoramento constante feita pela Seduc para que consigamos ter bons resultados", diz o secretário Átila Lira.

No final deste mês de novembro será feita a primeira avaliação do Programa Palavra de Criança através da provinha Brasil, que terá seus resultados avaliados para analisar se houve uma melhoria nos municípios que têm o Programa implementado. Como forma de reconhecimento do trabalho empreendido, os municípios que alfabetizarem 70% dos alunos receberão uma certificação do MEC.

Atualmente, 130 mil alunos fazem parte do programa e dados não oficiais dão conta que houve uma melhora significativa, havendo várias experiências positivas relacionadas ao programa tendo sido reportadas pelos coordenadores responsáveis.


Outras Notícias

Notícias
26/01/2026

Seduc abre Semana Pedagógica 2026 com foco em planejamento, acolhimento e fortalecimento das aprendizagens

Notícias
28/01/2026

No sul do Piauí, Governo do Estado entrega escolas modernizadas em São Lourenço do Piauí e Dom Inocêncio

Notícias
28/01/2026

Secretário Rodrigo Torres abre Jornada Pedagógica 2026 da Undime Piauí

Notícias
27/01/2026

Seduc convoca 1.500 Profissionais da Educação para escolas de tempo integral no Piauí

Notícias
27/01/2026

Inscrições para o Concurso da Seduc com 4 mil vagas para professores encerram nesta quarta-feira (28)

Notícias
26/01/2026

Governo do Piauí entrega reforma e modernização de Centros de Tempo Integral em São Lourenço do Piauí e Dom Inocêncio