Ícone buscar

Notícias

CIES realiza colóquio sobre a pessoa com deficiência na escola regular

  • 23/09/2015

 
O Centro Integrado de Educação Especial (CIES) realizou, na manhã desta quarta-feira (23), a abertura da VIII edição do seu Colóquio. Com o tema "Dialogando com a Escola Regular Sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual", o evento se estende até sexta-feira (25) com uma vasta programação. O primeiro dia de atividades foi marcado por apresentações artísticas e palestras, todas voltadas para a temática da inclusão da pessoa com deficiência intelectual.


 
O Centro de Educação Especial realiza o Colóquio anualmente, sendo organizado pela instituição através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc). O momento de formação é dirigido aos professores da rede regular de ensino que atendem aos alunos do CIES (crianças e adolescentes com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências).
 
O objetivo do colóquio é fazer um intercâmbio de informações entre os professores da rede regular de ensino sobre a forma de apoio especializado reservado às crianças com deficiência mental realizado no Centro. Objetiva, ainda, servir de subsídio aos professores na medida em que elucida muitas dúvidas sobre questões teóricas e práticas na lida com a escolaridade das crianças com deficiência mental e até sobre questões relacionadas ao próprio contexto da deficiência.


 
"É de extrema importância estar discutindo com as escolas e com os professores que atendem alunos com deficiência mental, a fim de melhorar o seu aprendizado e engajá-lo de forma satisfatória no ensino regular", disse Fátima Macêdo, diretora do Centro, durante a abertura do evento.


 
A diretora ratificou a ideia dizendo que a união entre as escolas regulares e as de atendimento especializado é importante para as pessoas com deficiência e deve ser aprimorada cada vez mais, no sentido de acolher e amparar tais crianças. "Este evento tem o propósito de provocar reflexões sobre as concepções, práticas e contextos inclusivos da pessoa com deficiência intelectual. Este ano, estamos recebendo cerca de 100 participantes, de escolas municipais, estaduais e particulares do Piauí", destaca Fátima.


 
A professora da rede estadual Ana Maria destacou a ação inovadora proposta pelo CIES que tem repercussão por todo o Piauí. "Hoje temos que nos aprimorar como educadores principalmente na questão da inclusão. As leis estão cobrando isso e a sociedade não aceita mais excluir a pessoa com deficiência", finaliza Ana.

Outras Notícias

Notícias
24/06/2026

Piauí lidera em desempenho na redação do Enem e coloca escola estadual entre as melhores do país

Notícias
24/06/2026

Piauí inicia construção do novo Plano Estadual de Educação com participação social

Notícias
24/06/2026

Estudantes de curso de Produção de Áudio e Vídeo da rede estadual produzem documentários sobre história e cultura de Amarante

Notícias
24/06/2026

Seduc realiza formação trimestral do programa Gestão da Aprendizagem com gerências regionais

Notícias
23/06/2026

Seduc realiza encontro de lideranças pela alfabetização no Centro de Formação de Professores

Notícias
23/06/2026

Campeã do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, merendeira de CETI em Ipiranga do Piauí recebe premiação em Brasília