Ícone buscar

Notícias

Aluna do CEMTI João Henrique pode participar de curso de robótica em Minas Gerais

  • 10/09/2015

Após participar da Olimpíada Brasileira de Robótica Teórica que aconteceu dia 21 de agosto em todo Brasil, (nas escolas que fizeram inscrições), a estudante do CEMTI João Henrique, Helen Tamires dos Santos Paiva, foi uma dos 12 alunos que obtiveram as melhores notas e está elegível a participar da seleção para as 27 vagas do curso de robótica que acontece em Uberlândia - MG.

Este minicurso visa introduzir o aluno, que fez a prova teórica, no mundo da robótica móvel inteligente, ensinando-o a projetar, programar e competir com robôs.

Para Helen esse foi uma grande oportunidade. "Me sinto muito emocionada em estar representando a escola, o meu estado e estar orgulhando a minha família que sempre me deu muito apoio", comenta a estudante.

Na listagem dos 12 alunos do Piauí, 9 são alunos participantes do Projeto Robótica Formando Cidadãos, dentre eles  Helen, onde o professor orientador do Instituto Federal do Piauí, Francisco Marcelino Almeida. De acordo com o professor na sede da escola haviam 114 inscritos dentre alunos do IFPI, IFMA, CEMTI e Escoteiros onde 9 tiveram as melhores notas.

"Na categoria que a Helen participou ela fazia parte da prova de nível 5 onde ela e 98 outros alunos estavam inscritos para tal atividade", disse o professor.

OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens ? para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

 

Outras Notícias

Notícias
08/10/2026

Pré-Enem na Estrada: Seduc leva revisões preparatórias para estudantes de Corrente e Bom Jesus

Notícias
08/10/2026

Na reta final para o Enem, Seduc amplia preparação dos estudantes com revisões, simulados e Inteligência Artificial

Notícias
07/10/2026

Piauí avança na definição de metas para a educação nos próximos dez anos

Notícias
06/10/2026

Oito estudantes da Rede Estadual avançam para a segunda fase do concurso do Instituto Militar de Engenharia

Notícias
05/10/2026

SAEPI 2026 vai avaliar mais de 360 mil alunos da rede pública a partir desta terça-feira (6)

Notícias
06/07/2026

Seduc divulga 15ª convocação de seletivo com 483 profissionais chamados