Ícone buscar

Notícias

Escola promove II Mostra de Profissões com palestra de ex-alunos

  • 02/09/2015



Quatro dias de um bate-papo de incentivo aos alunos a escolherem um curso de ensino superior, conhecer a vida acadêmica e ter uma visão do mercado de trabalho, este é o projeto da II Mostra de Profissões realizado pelo Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, Zona Sul de Teresina.

Entre os dias 01 e 04 de setembro, cerca de 20 graduações serão apresentadas por ex-alunos que contarão suas experiências como estudantes em cursos universitários e suas atuações nas profissões escolhidas. Esse projeto busca atender às necessidades dos alunos para conhecer melhor as profissões ainda no ensino médio regular.



A idealizadora do projeto, a professora de Educação Física, Deusanira, explica que a didática é baseada na troca direta entre os próprios os ex-alunos e os futuros universitários.

"Estamos realizando uma socialização de experiências entre os alunos que saíram daqui e aproveitaram o mesmo que os atuais estão aproveitando, em termos de conhecimento, experiência e valores. Na conversa é passado pelos ex-alunos o que eles fizeram para estar hoje no curso superior e os de hoje anseiam em saber como é estar do outro lado", pontua.

Segundo a professora a escolha dos cursos é realizada por meio de sondagem em sala de aula para identificar as dúvidas relacionadas ao Enem, sobre a universidade e por quais cursos optarem. Após esta etapa, é realizada uma programação onde os ex-alunos dos mais diversos cursos são convidados para explicar sobre os cursos e mercado de trabalho.



"Todos nós temos dúvidas sobre qual curso seguir, a rotina na universidade e se estaremos preparados para o teste que será o Enem. Os ex-alunos explicam que não precisa ter nervosismo e sim confiança para superar os problemas e entrar no curso que desejamos", explica o aluno Francisco Fernando, que deseja cursar Relações Internacionais.

O ex-aluno Lucas da Silva Monção estudou o ensino médio na escola e afirma que a iniciativa ajuda a eliminar dúvidas na escolha do curso.

"Na minha época era com profissionais de fora, agora temos a oportunidade de ex-alunos ministrarem as palestras e essa oportunidade de voltar e trocar ideias com os alunos é a principal vantagem para mostrar como é a vida acadêmica nas universidades e tirar as dúvidas dos cursos. Quando eu assistia a palestra eu queria um curso e após participar eu acabei escolhendo outro", conclui aluno do oitavo período do curso Licenciatura Biológica na UFPI.

Outras Notícias

Notícias
24/06/2026

Piauí lidera em desempenho na redação do Enem e coloca escola estadual entre as melhores do país

Notícias
24/06/2026

Piauí inicia construção do novo Plano Estadual de Educação com participação social

Notícias
24/06/2026

Estudantes de curso de Produção de Áudio e Vídeo da rede estadual produzem documentários sobre história e cultura de Amarante

Notícias
24/06/2026

Seduc realiza formação trimestral do programa Gestão da Aprendizagem com gerências regionais

Notícias
23/06/2026

Seduc realiza encontro de lideranças pela alfabetização no Centro de Formação de Professores

Notícias
23/06/2026

Campeã do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, merendeira de CETI em Ipiranga do Piauí recebe premiação em Brasília