A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
O Centro de Formação Antonino Freire realizou, nesta quarta-feira (01), a formatura de mais uma turma do curso Técnico em Secretaria Escolar. A proposta do curso de Técnico em Secretaria Escolar é qualificar profissionais para atuar, sobretudo, na rede pública de ensino. Participaram da solenidade alunas, professores, familiares e os funcionários do Centro.
A Diretora de Formação do Centro de Formação Antonino Freire, Regina Sabóia, falou em nome da direção do Centro, destacando a importância da qualificação na vida profissional dos alunos e sobre o compromisso do Centro nessa empreitada. "Em qualquer função que vocês vierem a desempenhar na rede de educação os conhecimentos adquiridos serão fundamentais para o sucesso profissional", destaca.
Ao falar em nome do corpo docente da instituição, um dos professores homenageados pela turma, Sérgio Teixeira, destacou a importância do convívio entre alunos e professores, lembrando que a constante busca pelo aperfeiçoamento e qualificação profissional se soma à troca de experiências vivenciadas nesse período. "O mérito é de vocês, pois a vitória não é dos que saem na frente, mas daqueles que completam a volta. Relembre que muitos começaram e desistiram no meio do caminho e hoje os vencedores são vocês", disse o professor.
Para os alunos, a avaliação do curso é positiva. "O profissional de secretaria escolar é como o coração no corpo humano, sua função é fundamental para o correto funcionamento da escola", pondera a aluna Maria de Jesus Alves. De acordo com a aluna Maria Valdelice da Silva, a turma cresceu muito ao longo desses dois anos. "Descobrimos o quanto é importante cada disciplina que foi ofertada no curso e sua aplicação na prática da escola. O que mais me chamou atenção foi o compromisso do corpo docente, isso nos cativou", complementa.
Os alunos destacam o impacto da formação tanto na vida profissional como pessoal dos alunos. "A partir do curso nós passamos a ver o papel do secretário escolar de outra forma. Nós superamos a ideia de que o secretário é apenas o profissional que coloca as notas no diário de classe", diz a concludente Carla Valéria Valadares. "Na minha vida pessoal mudou muita coisa a partir desse curso. Melhorei na convivência com os colegas, pois eu era muito retraída. Os professores abriram as portas ajudando a clarear nossa mente. O curso melhorou nossa vida", avalia a ex-aluna Maria Guiomar Rodrigues da Rocha.
O Gerente de Formação do Núcleo Gestor do Centro de Formação, Rogério Oliveira, agradeceu a homenagem que a turma fez para os professores e funcionários da escola, frisando que cada conhecimento adquirido é fundamental tanto na emancipação quanto na formação humana do cidadão.
Outras Notícias
Notícias
23/06/2026
Seduc realiza encontro de lideranças pela alfabetização no Centro de Formação de Professores
Notícias
23/06/2026
Campeã do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, merendeira de CETI em Ipiranga do Piauí recebe premiação em Brasília
Notícias
23/06/2026
Inscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2026 seguem abertas até dia 30 de junho
Notícias
23/06/2026
Do Piauí para o mundo: estudantes da rede estadual iniciam preparação para intercâmbio educacional em Portugal
Notícias
22/06/2026
Estudantes da rede estadual de Floriano usam resíduos orgânicos para criar embalagem biodegradável
Notícias
19/06/2026
Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies.