Ícone buscar

Notícias

Projeto piloto com simulador interativo será implantado na rede estadual

  • 02/07/2015

Com o intuito de desenvolver a educação básica e despertar o interesse dos alunos pelas disciplinas de Química, Física e Matemática, a Secretaria de Educação (Seduc) está elaborando a implantação de um projeto piloto por meio da plataforma de aprendizagem Mundo Digital Interativo (MDI). Desenvolvida para estudantes e professores da rede estadual, a plataforma favorece a compreensão de conceitos, técnicas e procedimentos destas disciplinas.



O superintende Institucional da Seduc, José Barros Sobrinho, aponta as etapas do projeto piloto a serem seguidas. "Essas disciplinas são as que tem maior carência de professores. Neste primeiro momento vamos implantar o projeto piloto para dar um suporte maior aos alunos da rede estadual de ensino que tem dificuldade nestas matérias. Essa ferramenta será fundamental no auxílio aos professores para detectarem as dificuldades de aprendizagem dos alunos", declarou.

A ferramenta Mundo Digital Interativo é um ambiente de simulação computacional para realização de experimentos e atividades permitindo aos estudantes compreender e dominar por meio da interação, da observação e da experiência conceitos complexos de Matemática, Química e Física.

O Superintendente de projetos educacionais do Instituto Ciência Hoje, Ricardo madeira, destaca a importância do projeto piloto para a educação estadual. "A importância do projeto no estado do Piauí está na universalização das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos do ensino médio. Alunos de qualquer região podem ter acesso as mesmas informações com a mesma qualidade de ensino da melhor escola particular com possibilidades de levar uma educação mais pratica pra o aluno quanto a possibilidade dele interagir com o mundo da ciência e poder ter uma melhor empregabilidade no futuro buscando novos campos de trabalho tanto técnico como superior", afirma.


Os principais objetivos do projeto são despertar o interesse dos jovens pela ciência, facilitar o acesso a conteúdo específicos, mesmo para turmas que não contam com professores especialistas, e utilizar a estrutura digital disponível nas escolas para valorizar a experimentação.

Outras Notícias

Notícias
23/06/2026

Seduc realiza encontro de lideranças pela alfabetização no Centro de Formação de Professores

Notícias
23/06/2026

Campeã do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, merendeira de CETI em Ipiranga do Piauí recebe premiação em Brasília

Notícias
23/06/2026

Inscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2026 seguem abertas até dia 30 de junho

Notícias
23/06/2026

Do Piauí para o mundo: estudantes da rede estadual iniciam preparação para intercâmbio educacional em Portugal

Notícias
22/06/2026

Estudantes da rede estadual de Floriano usam resíduos orgânicos para criar embalagem biodegradável

Notícias
19/06/2026

Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios