Ícone buscar

Notícias

Piauí pode ter curso técnico de energia renováveis

  • 04/05/2015

Uma parceria, entre a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) com a empresa Omega Energia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), está sendo elaborada para a implantação de um curso técnico de Sistemas de Energia Renováveis.

Uma reunião, entre a Secretária de Educação Rejane Dias, o Reitor do IFPI, Paulo Henrique, e assessores, tratou da parceria que para ser implantada necessita da autorização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação.

"A solicitação para a implantação desse curso no Estado será feita para os órgãos responsáveis, tendo em vista a existência da demanda e a possibilidade de utilização das fontes de energia renováveis no Piauí", destaca Rejane Dias.

Neste primeiro momento está sendo acertado que o IFPI irá disponibilizar o espaço físico, professores e a elaboração do projeto pedagógico, enquanto que a Omega disponibilizará os laboratórios adequados para os cursos e a Seduc ficaria responsável pelas atividades de extensão.

A princípio o curso será ofertado em um projeto piloto no município de Parnaíba, onde existe uma unidade do IFPI, demanda local e um grande potencial eólico na região. Logo após a experiência, o curso será ofertado em outros municípios do Estado.


"A implantação deste curso é um pedido do governador Wellington Dias que está preocupado em aproveitar ao máximo o potencial de cada região do Piauí. Neste momento estamos ainda elaborando o projeto, para depois colocá-lo em execução. Este curso também será primordial na qualificação da mão de obra de nosso Estado", afirma Rejane Dias.

Outras Notícias

Notícias
23/06/2026

Seduc realiza encontro de lideranças pela alfabetização no Centro de Formação de Professores

Notícias
23/06/2026

Campeã do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, merendeira de CETI em Ipiranga do Piauí recebe premiação em Brasília

Notícias
23/06/2026

Inscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2026 seguem abertas até dia 30 de junho

Notícias
23/06/2026

Do Piauí para o mundo: estudantes da rede estadual iniciam preparação para intercâmbio educacional em Portugal

Notícias
22/06/2026

Estudantes da rede estadual de Floriano usam resíduos orgânicos para criar embalagem biodegradável

Notícias
19/06/2026

Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios