Ícone buscar

Notícias

95% das escolas estaduais do Piauí participarão da OBMEP 2015

  • 16/04/2015


No Piauí, 1.757 escolas foram inscritas na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Destas, 632 escolas pertencem à rede pública estadual de ensino.

Nessa edição da olimpíada, 206.576 alunos matriculados em unidades de ensino do Estado serão avaliados em dois momentos. Na primeira avaliação, que acontecerá no dia 2 de junho, os alunos farão prova objetiva eliminatória (20 questões), aplicada na escola. A segunda fase, marcada para 12 de setembro, contará com prova subjetiva contendo seis questões e será aplicada simultaneamente em todo o Brasil, em centros de aplicações.

Segundo a coordenadora da OBMEP na Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Leila Medeiros, a preparação dos alunos acontece de forma ininterrupta. "Para a primeira avaliação, as escolas já estão trabalhando os alunos. Os professores têm acesso ao banco de dados no site da OBMEP. Lá estão questões de olimpíadas anteriores e a partir daí são feitos os grupos de estudo. Muitas escolas fazem oficinas e os alunos que vêm se destacando na olimpíada se tornam monitores e ajudam os demais", afirma Leila.

As escolas da rede estadual de ensino a cada ano crescem em resultados na OBMEP. "Nós temos aumentado tanto em número de participantes como na conquista de medalhas. No ano passado houve uma conquista de 34 medalhas", disse a coordenadora Leila Medeiros.

Muitas escolas têm se destacado, a exemplo da Unidade Escolar Paulo Ferraz, situada em Capitão de Campos. Na 10ª edição da OBMEP a escola conquistou sete medalhas, além de 15 menções honrosas.

Segundo Jeremias Batista, diretor da U.E. Paulo Ferraz, a preparação dos alunos começou com o início das aulas. "Os professores orientam os estudos, tiram dúvidas. Mas os alunos já têm a base dos anos anteriores, eles se preparam a cada ano. E esse ano nós pretendemos  fazer com que o número de medalhas ultrapasse o ano de 2014", disse o diretor Jeremias Batista.

Outras Notícias

Notícias
10/04/2026

Seduc realiza IV Colóquio de Literatura do PPAIC para coordenadores e formadores regionais do Piauí

Notícias
10/04/2026

Do Piauí Para o Mundo 2026: inscrições para seletivas de TI e Empreendedorismo encerram nesta sexta-feira (10)

Notícias
10/04/2026

AVISO AOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ QUE PARTICIPARAM DO ENEM 2025

Notícias
10/04/2026

Centro Cultural de Línguas celebra 20 anos ampliando oportunidades e conectando estudantes do Piauí ao mundo

Notícias
09/04/2026

III Seminário IA nas Escolas Públicas celebra avanços e projeta novos passos na rede estadual

Notícias
09/04/2026

Governador Rafael Fonteles e secretário Rodrigo Torres visitam obras de reforma e modernização do CETI Helvídio Nunes em Sussuapara