Ícone buscar

Notícias

Parceria: Seduc e Ufpi realizam a capacitação do Programa Escola Ativa para os coordenadores do programa nos municípios.

  • 22/10/2012

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), realiza a capacitação do Programa Escola Ativa para os coordenadores do programa nos municípios.

Os trabalhos foram iniciados na manhã desta segunda-feira (22), onde representantes de 50 municípios do Piauí estiveram presentes na busca por mais qualificação e conhecimento para desenvolver de forma mais satisfatória o Escola Ativa.

A professora Miraci Soares, que representa o município de Água Branca, falou das práticas educacionais desenvolvidas no programa e de como o mesmo a ajudou na melhoria do seu papel em sala de aula.

"Com o programa, consegui abrir minha visão sobre práticas educacionais que até então eu desconhecia e levar para a sala de aula atividades que estimulam o conhecimento e despertam a curiosidade dos alunos", afirma Miraci.

O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

Antonia Edna Brito, coordenadora do programa de formação de formadores da escola ativa, destaca a parceria com a Seduc no desenvolvimento do programa.

"Essa parceria é importante para a universidade como espaço de pesquisa e formação. Essa capacitação aborda planejamento, avaliação, gestão de conteúdos e diferentes aspectos de práticas pedagógicas", afirma.

"Estamos observando que os professores estão buscando aperfeiçoamento e essa formação continuada desperta esse pensamento de sempre querer se atualizar e aprender mais para repassar de forma mais satisfatórias os conteúdos para os alunos", ressalta a coordenadora do programa, Luzinara Spindola.

O evento acontece até a próxima quinta-feira (25), no Real Palace Hotel, na Rua Areolino de Abreu, 1217, no centro da capital.

Outras Notícias

Notícias
17/04/2026

Seduc Esportiva 2026: programa amplia alcance e leva 15 modalidades à rede estadual

Notícias
16/04/2026

Governador Rafael Fonteles e Secretário Rodrigo Torres inauguram reforma, modernização do CETI Antônio Rodrigues Filho em Acauã nesta sexta (17)

Notícias
16/04/2026

Seduc realiza revisão Pré-Encceja PPL com 150 internos em Teresina nesta sexta-feira (17)

Notícias
16/04/2026

Secretário Rodrigo Torres destaca avanços do Piauí em alfabetização, educação digital e ensino técnico durante eventos nacionais

Notícias
16/04/2026

Seduc realiza revisão para seletivas do Programa Do Piauí Para o Mundo 2026 nesta sexta-feira (17)

Notícias
15/04/2026

Olimpíada de Professores de Matemática abre inscrições até 17 de maio