A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
O Centro Integrado de Educação Especial (Cies) iniciou, nesta segunda-feira (2), sua semana pedagógica para preparar o planejamento semestral e anual de atendimento aos alunos que necessitam de atendimento educacional especializado (AEE).
Pertencente à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e coordenado pela Gerência de Educação Especial (Gee), o Cies é um centro que atende crianças com deficiências intelectuais e outras síndromes associadas. De acordo com Eleonora Sá, gerente de Educação Especial da Seduc, o centro, na sua amplitude, atende desde o pedagógico até o clínico, com uma equipe multiprofissional de fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentre outros.
Segundo a diretora do Centro, Maria de Fátima Macedo, a previsão é de que sejam atendidas cerca de 350 crianças, de 0 a 14 anos, nos dois turnos, até duas vezes por semana. "Nestes 7 anos ampliamos espaços e dobramos o número de crianças atendidas. Pretendemos ampliar, também, a equipe com a contratação de novos profissionais pela Seduc. Aqui também realizamos a capacitação de professores para que eles trabalhem a inclusão dentro da escola comum", diz Fátima.
"As mães que vêm em busca de serviços para suas crianças encontram atendimento profissional especializado, que visa minimizar as dificuldades encontradas na sala de aula comum", explica a diretora, que disse ainda que o centro não é uma escola de reforço. "O trabalho do Cies é como uma espécie de gatilho que vai despertar o cognitivo, às vezes comprometido moderadamente ou não, dessas crianças para que desenvolvam a autonomia necessária na escola comum", finaliza.
O Cies, considerado exemplo de excelência em uma educação inclusiva pública de qualidade, retomará suas atividades dia 9 de março.
Outras Notícias
Notícias
03/02/2026
Gêmeos com TEA celebram aprovação no SISU 2026 e simbolizam avanços da educação pública no Piauí
Notícias
03/02/2026
Mais de 5 mil Estudantes Seduc são aprovados no Sisu 2026
Notícias
03/02/2026
Egresso da Rede Estadual de Guaribas conquista bolsa integral para o curso de Medicina no Paraguai
Notícias
30/01/2026
Sisu 2026: Disciplinas inovadoras impulsionaram aprovações na área de Tecnologia
Notícias
30/01/2026
Inspirados por professores, Estudantes da rede estadual aprovados em Licenciaturas querem voltar à sala de aula e mudar histórias
Notícias
30/01/2026
Último dia: matrículas da Rede Estadual encerram nesta sexta-feira (30)
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies.