Ícone buscar

Notícias

Alunos com deficiência visual recebem kits do projeto Livro Acessível

  • 11/02/2015


Com o objetivo de proporcionar um ensino mais acessível e de qualidade para alunos com deficiência visual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Especial, está distribuindo kits do projeto Livro Acessível. A meta é que todos os 211 deficientes visuais em todo o estado recebam o kit.



A ação é uma iniciativa da Seduc em articulação com Ministério da Educação (MEC), que tem por finalidade implantar no Piauí programas, projetos e ações com a meta de garantir  a inclusão escolar dos alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

De acordo com a gerente de educação Especial da Seduc, Eleonora Pereira,  o projeto do Livro acessível produzido em formato Braille, ampliado, a áudio e Mecdaisy atende a necessidade de articular ações que garantam as condições de participação e aprendizagem aos alunos com deficiência  visual no contexto escolar, concretizando os objetivos da política nacional.

O kit que começou a ser entregue às escolas é  um conjunto de equipamentos compostos por microcomputador e impressora braile. O equipamento permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado.




"As ferramentas utilizadas para criação deste projeto têm como base tecnologia internacional, adaptada às especificidades brasileiras, para narração de textos em português. Esta tecnologia dá mais autonomia à pessoa com deficiência visual, ao permitir acesso a qualquer tipo de informação escrita disponível para leitura no computador", diz a gerente.

Uma das tecnologias de livro digital que os alunos tem através do projeto é conhecida como Mecdaisy. "A tecnologia Mecdaisy permite que o usuário leia qualquer texto, a partir de narração em áudio ou adaptação em caracteres ampliados, além de oferecer opção de impressão em braile, tudo a um só tempo", completa.

Para Eleonora Pereira, a tecnologia oferece recursos de navegabilidade e é bem simples. "A partir de movimentos de teclas de atalhos ou do mouse, o aluno vai poder fazer, entre outras coisas, anotações e marcações no texto, avançar e recuar na leitura.O Mecdaisy descreve também figuras, gráficos e qualquer imagem presente no documento", frisa.



A Implantação do Livro Acessível, proporciona aos alunos acesso ao ensino regular assegurando-lhes o direito de compartilharem os espaços comuns de aprendizagem por meio da acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos, às comunicações e informações, além do Atendimento Educacional Especializado.

Outras Notícias

Notícias
03/02/2026

Gêmeos com TEA celebram aprovação no SISU 2026 e simbolizam avanços da educação pública no Piauí

Notícias
03/02/2026

Mais de 5 mil Estudantes Seduc são aprovados no Sisu 2026

Notícias
03/02/2026

Egresso da Rede Estadual de Guaribas conquista bolsa integral para o curso de Medicina no Paraguai

Notícias
30/01/2026

Sisu 2026: Disciplinas inovadoras impulsionaram aprovações na área de Tecnologia

Notícias
30/01/2026

Inspirados por professores, Estudantes da rede estadual aprovados em Licenciaturas querem voltar à sala de aula e mudar histórias

Notícias
30/01/2026

Último dia: matrículas da Rede Estadual encerram nesta sexta-feira (30)