Ícone buscar

Notícias

Coordenadores do PGE embarcam para os Estados Unidos

  • 16/09/2014



Os  coordenadores do Prêmio Gestão Escolar - PGE embarcaram nesta sexta-feira (12/09) para a viagem de intercâmbio e curso de capacitação, que serão realizados nos Estados Unidos, fruto da parceria Consed e Embaixada Americana. O grupo fica nos Estados Unidos até o próximo dia 24, data de regresso para o Brasil. 

Analisar o panorama do sistema educacional dos EUA, o papel do governo na definição de políticas públicas em educação e o papel das demais organizações educacionais na definição de políticas sobre o tema são os objetivos da primeira parte da viagem, onde os coordenadores farão um curso em Washington.

Na segunda parte da viagem, os coordenadores vão se dividir em pequenos grupos para visitar escolas nos estados do Colorado, Carolina do Norte e a Pennsylvania. Dentre os objetivos destas visitas, está a compreensão sobre a estrutura e funcionamento dos estabelecimentos escolares. Também, durante às visitas, irão se reunir com diretores, educadores e membros de associações de pais e mestres e de conselhos escolares. 

O fim da viagem, será em Nova York, onde o grupo se reunirá novamente e participará de uma oficina na Academia de Liderança da Cidade de Nova York, focada em gestão escolar e liderança. Também, em Nova York, serão feitas visitas à escolas, para que o grupo possa colocar em prática o aprendizado do intercâmbio. 



A coordenadora do PGE no Piauí e diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Eudina Rocha, falou da expectativa e da importância da viagem em relação aos trabalho desenvolvido na Secretaria. "Espero absorver o máximo de conhecimento e trazer novas experiências para melhorar, ainda mais, nossa gestão escolar; afirmou".


Prêmio Gestão Escolar

O intercâmbio educacional, que já proporcionou a troca de experiências para 328 diretores, faz parte da premiação do PGE, uma promoção do Consed em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura e o Ministério da Educação (MEC). A premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo, 34.832 instituições já participaram.


Outras Notícias

Notícias
22/06/2026

Estudantes da rede estadual de Floriano usam resíduos orgânicos para criar embalagem biodegradável

Notícias
19/06/2026

Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios

Notícias
19/06/2026

Seduc participa da 5ª edição do Assembleia em Ação neste sábado (20), na zona Norte de Teresina

Notícias
19/06/2026

Seduc realiza formação da EJATEC com 80 profissionais da educação no Centro de Formação de Professores Marcílio Rangel

Notícias
18/06/2026

Estudantes indígenas da rede estadual participam de capacitação em panificação e fortalecem formação empreendedora

Notícias
18/06/2026

Seduc realiza seminário sobre educação especial inclusiva e fortalece cooperação internacional