A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
No Piauí as primeiras turmas tiveram início em outubro de 2012. Inicialmente, foram ofertados três cursos técnicos (Administração, Informática e Segurança do Trabalho) em 05 Municípios (Teresina, Picos, Floriano, Oeiras e Parnaíba), o que gerou a criação de 22 turmas e 880 vagas. Hoje a Secretaria Estadual de Educação conta com quase três mil vagas distribuídas em 64 municípios.
Para o Secretário de Educação Alano Dourado, uma das principais metas é fomentar essa capacitação na área técnica, que é notório e o próprio mercado deixa claro que há uma necessidade de atenção. "Diversos formandos com nível superior encontra dificuldade de entrar no mercado de trabalho, por outro lado os cursos técnicos são muito solicitados", frisa Alano.
"Temos a oportunidade de conversar com esses jovens e hoje eles se preocupam não somente com a assinatura da carteira de trabalho e sim com perspectivas cada vez melhores para o futuro", destaca o secretário.
Nessa sexta-feira, 16, a Presidente Dilma Rousseff vem ao Piauí para participar da formatura de 1.300 alunos do Pronatec, desses 237 alunos são da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí dos municípios de Teresina, Picos, Oeiras, Parnaíba e Floriano. "Esse é resultado de muito trabalho, com auxílio de políticas públicas de sucesso, implementadas pelo Governo Federal e pela Seduc e estamos trabalhando duro no sentido de capacitar casa vez mais esses estudantes", finaliza Alano.
Outras Notícias
Notícias
19/06/2026
Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios
Notícias
19/06/2026
Seduc participa da 5ª edição do Assembleia em Ação neste sábado (20), na zona Norte de Teresina
Notícias
19/06/2026
Seduc realiza formação da EJATEC com 80 profissionais da educação no Centro de Formação de Professores Marcílio Rangel
Notícias
18/06/2026
Estudantes indígenas da rede estadual participam de capacitação em panificação e fortalecem formação empreendedora
Notícias
18/06/2026
Seduc realiza seminário sobre educação especial inclusiva e fortalece cooperação internacional
Notícias
18/06/2026
Com investimento de R$ 4,6 milhões, CETI de Morro do Chapéu recebe padrão ouro da educação em tempo integral
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies.