Ícone buscar

Notícias

ProEMI forma 570 gestores para o Programa Ensino Médio Inovador

  • 20/02/2014

 

Desde 2012, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, tem expandido o Ensino Médio Inovador. Atualmente, 412 escolas são contempladas com a iniciativa, que oferece suporte técnico e financeiro para a realização de diversas práticas inovadoras com os alunos da rede pública.

A Formação/Módulo Introdução ao Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) , que acontece desde a última terça-feira (18), no Blue Tree Towers, é voltada para o trio gestor (diretor, diretor adjunto e coordenador) das 177 escolas que irão iniciar o Programa neste ano. Ao todo, 570 pessoas participam do evento.

O secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, esteve na manhã de hoje (20) acompanhando os trabalhos e falou aos gestores e coordenadores do ProEMI presentes, cumprimentando-os pelo trabalho executado que, segundo ele "prepara a juventude para vencer através da educação".

"O Ensino Médio Inovador, além de trabalhar todas as dimensões da educação, trabalha os resultados, sobretudo, dentro da nossa responsabilidade, que é a juventude. Estamos aqui pra agradecer a cooperação de todos e reafirmar o compromisso do Estado em prosseguir dentro do trabalha de melhorar as condições da educação", afirmou o Secretário.

Ludimila Calado, diretora da Unidade Escolar Moisaniel Alves de Sousa, localizada no município de Lagoinha, diz que o Programa chegou na hora certa e que tem grandes expectativas para os projetos pedagógicas que serão desenvolvidos. "É muita satisfação receber o ProEMI na nossa escola. As propostas apresentadas são excelentes e vão nos ajudar a motivar cada vez mais os nossos alunos", afirma.

A Secretaria conta com uma equipe técnica que orienta as GREs sobre todas as metodologias do Programa. Regina Célia, coordenadora do ProEMI na Seduc, ressalta que a parceria com o Instituto Unibanco tem ajudado nas formações com os educadores. De acordo com a ela, todos os participantes da capacitação devem sair aptos a desenvolver o cronograma de atividades elaboradas pela reestruturação do currículo do ensino médio.

"O trabalho conjunto tem possibilitado resultados positivos para a Educação. O rendimento escolar melhorou e o número de aprovações cresceu, enquanto a evasão e a repetência diminuíram. Nós seguimos um cronograma de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação e fazemos todo o trabalho de monitoramento junto às escolas para que tudo seja desenvolvido de maneira eficaz", concluiu Regina Célia.

Até a próxima sexta-feira (21), os gestores da Educação de todo o Piauí participam do Encontro, em Teresina. Entre as atividades da Formação, algumas escolas que já desenvolvem o Programa irão apresentar os projetos e atividades que foram desenvolvidos por meio do ProEMI.


Outras Notícias

Notícias
19/06/2026

Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios

Notícias
19/06/2026

Seduc participa da 5ª edição do Assembleia em Ação neste sábado (20), na zona Norte de Teresina

Notícias
19/06/2026

Seduc realiza formação da EJATEC com 80 profissionais da educação no Centro de Formação de Professores Marcílio Rangel

Notícias
18/06/2026

Estudantes indígenas da rede estadual participam de capacitação em panificação e fortalecem formação empreendedora

Notícias
18/06/2026

Seduc realiza seminário sobre educação especial inclusiva e fortalece cooperação internacional

Notícias
18/06/2026

Com investimento de R$ 4,6 milhões, CETI de Morro do Chapéu recebe padrão ouro da educação em tempo integral